Está na hora de olhar com atenção para a próxima geração de consolas da Sony. Assim, temos que compilar todas as (escassas) informações em circulação na Internet. Tudo isto com o intuito de orientar as suas legítimas expectativas em torno da PS5 (PlayStation 5), a sucessora da PS4.
Assim sendo, o que é que podemos razoavelmente esperar da 5.ª geração da consola mais popular do mundo?
De acordo com as mais recentes informações, a nova consola estará extremamente apetrechada com novas funções. Além disso, a PS5 deverá ser apresentada em 2020, sendo que até lá teremos mais novidades e fugas de informação a seu respeito. Contudo, há já uma vasta panóplia de indicadores sólidos.
O que podemos esperar da sucessora da PS4?
Em primeiro lugar, tal como foi referido previamente, a consola só deverá ser apresentada em 2020. Por conseguinte, torna-se infrutífero avançar sequer uma data ou estimativa da sua chegada ao mercado. Assim, reuniremos as caraterísticas e funções que aparentam reunir um maior consenso até ao momento.
Entre estas, contamos com um reforço das capacidades da PS5 para a Realidade Virtual (VR). Aliás, esta aposta já começou com a atual geração da consola e deverá continuar com a Sony PlayStation 5. Algo que certamente agradará aos fãs e novos jogadores dos títulos que tiram proveito do PlayStation VR.
Em suma, sabemos que este será um dos vetores de aposta por parte da tecnológica japonesa. Contudo, os detalhes do mesmo são ainda desconhecidos, fruto do elevado secretismo em volta da consola. Ainda assim, consideramos que esta será mesmo uma das novidades para a Sony PlayStation 5, a realidade virtual.
Vem aí a segunda geração dos PlayStation VR
É uma certeza. Ainda que não saibamos o quando, certo é que a tecnológica japonesa já está a desenvolver este novo gadget, tal como aponta a publicação GearNuke. Aliás, temos uma patente pertencente à empresa que aponta nesse sentido exato, uns novos óculos sem-fios que permitirão uma maior liberdade de movimentos.
Um dispositivo que determina a frequência do sinal, um ecrã para colocar na cabeça do utilizador, um método de determinação da frequência e por fim, um programa capaz de alternar a frequência utilizada para comunicação, mais cedo do que esperado e de acordo com as mudanças ambientais, nas quais um dispositivo de comunicação ou parceria de comunicação é inserido.
Esta é a breve descrição da patente submetida em 2018 pela tecnológica nipónica. Em suma, esta é uma das poucas certezas ou provas circunstanciais que podemos relacionar com a PS5. Assim, os VR2 apostarão numa experiência de jogo verdadeiramente sem-fios (wireless).
A retrocompatibilidade e inteligência artificial da PS5
Com efeito, a retrocompatibilidade é um dos aspetos mais esperados e prováveis para a próxima consola. Algo que sem dúvida fará as delícias de todos os atuais jogadores da PS4, permitindo-lhes tirar proveito da sua atual galeria de jogos na Sony PlayStation 5. Será, indubitavelmente, uma das medidas mais populares e eficazes.
Além disso, para agradar aos jogadores e tornar a experiência de jogo mais pessoal, podemos ter aqui a integração de algoritmos de inteligência artificial. Nesse sentido aponta já uma nova patente da Sony. Algo que nos poderá proporcionar uma curadoria digital, com base nas nossas preferências, dentro do seu ecossistema.
Ainda relativamente à retrocompatibilidade, não sabemos quão abrangente será esta política. Apesar de ser seguro dizer que os jogos da PS4 poderão ser utilizados na PS5, resta saber se o mesmo se aplicará à geração anterior, a PS3. Para já, podemos apenas esperar pela abordagem que mais proteja os interesses do jogador.
A retrocompatibilidade favorecerá ambos os lados
Em primeiro lugar, permitirá ao jogador utilizar os seus jogos, não existindo aqui qualquer dúvida quanto às suas valências. Já, por outro lado, permitirá também à Sony rentabilizar os seus jogos mais antigos, ao vender, por exemplo, títulos de gerações passadas.
Contudo, para já não sabemos como é que isto afetará, ou será implementado, no serviço PlayStation Now. Ainda assim, temos já uma patente que sugere o interesse da Sony neste exato ponto, tendo a mesma o seguinte título:
Simulation of legacy bus operation for backward compatibility
Por outras palavras, um mecanismo que permita à nova consola a execução de títulos antigos, configurados para as gerações anteriores. Daqui pode ser aferido o esforço da empresa em contornar as diferentes configurações com o intuito de dar ao jogador a possibilidade de usufruir dos seus jogos da PS4 e quiçá, até mesmo da PS3.
Em suma, para já podemos apenas avançar o interesse da Sony no desenvolvimento de um novo headset sem-fios para fruição de jogos em realidade virtual. Além disso, é praticamente certa a retrocompatibilidade com títulos anteriores.
Tudo o demais não pode merecer outro título senão pura especulação.