A guerra de vendas das consolas, entre a Sony e a Microsoft, tem estado ao rubro. Ambas as consolas chegaram aos mercado em simultâneo e as vendas têm estado a superar as expectativas de ambas as marcas.
Mas os números contam e a Sony com a sua PS4 ganhou claramente nas vendas no passado mês de Janeiro, relegando a Xbox One para segundo lugar.
Os números mais importantes são os que estão associados à vendas e nisso a PS4 foi esmagadora face à sua rival. Apesar de não existirem números declarados, os analistas especulam que os números de vendas da PS4 duplicaram os da Xbox One.
A apresentação dos números referentes a este mês não é inocente e revela, pela primeira vez, as vendas de consolas num período não associado a festas e a vendas de presentes. Foi também o primeiro mês em que as duas consolas estiveram em simultâneo no mercado.
Mas não foi apenas nas vendas referentes a este mês de Janeiro que a PS4 manteve a liderança. Manteve também a primeira posição nas vendas globais e desde o seu lançamento. Nos primeiros três meses de mercado a PS4 manteve uma posição dominante e firme nas vendas no mercado de consolas.
Esta posição de liderança da PS4 foi anunciada pela Sony na conta de Twitter da PS4 e numa simples mensagem mostrou a sua satisfação.
This just in: PS4 the #1 selling game console in the US in January, still #1 worldwide. Thanks, guys! pic.twitter.com/1vOFmtUukX
— PlayStation (@PlayStation) 13 fevereiro 2014
Mas a Microsoft conseguiu manter a guerra acesa ao ter conseguido um trofeu diferente, mas igualmente importante. A Xbox One foi a consola que mais jogos vendeu durante o mesmo período.
A Microsoft anunciou que desde o lançamento da sua consola já foram jogadas mais de 740 milhões de horas.
Com 2.7 milhões de jogos vendidos, a Xbox One conseguiu garantir 47% das vendas no retalho nos Estados Unidos.
Mas a comparação de vendas que a Microsoft fez face à sua consola anterior são também significativos e mostram que esta nova Xbox vendeu a um ritmo muito maior que a antecessora. Nos primeiros três meses de mercado, e no Norte Americano apenas, a Xbox One vendeu a um ritmo 2.3 superior.
Esta guerra não está para terminar em breve e as vendas estão ao rubro. Foi anunciado pela Sony que todas as consolas PS4 que estavam disponíveis nos Estados Unidos aquando do seu lançamento foram já vendidas e os números de vendas não parecem abrandar.
O domínio de vendas a nível global da PS4 deve crescer ainda mais nas próximas semanas com o início da sua comercialização no Japão.