Na senda da apresentação do Stadia, pela Google, a Microsoft já está a preparar a sua resposta. Assim, vimos já o responsável máximo pela Xbox a prometer grandes novidades para a E3 2019. Entretanto, temos agora um novo relato que sugere o lançamento de uma Xbox One S All-Digital, sem qualquer drive ótica.
Ainda assim, advertimos para a possibilidade de este rumor não se vir eventualmente a verificar.
De acordo com o relato da Windows Central, a Xbox One S All-Digital está pronta e chegará no próximo dia 7 de maio. Esta será a solução da Microsoft para contrapor o novo Stadia da Google. Mais concretamente, o seu serviço de streaming de jogos, totalmente baseado na Cloud e desprovido de hardware no lado do utilizador.
A “nova” Xbox One S All-Digital
Fazendo fé no relato da publicação supracitada, o produto estará pronto a ser apresentado. A nova consola da Microsoft será um passo ousado em direção ao futuro. Aos jogos não dependentes de um suporte físico ou consola, tal como a conhecemos atualmente. Assim, nascerá esta Xbox sem qualquer drive ótica.
Entretanto, cumpre ser dito que esta já não é a primeira vez que tal consola é referida em vários rumores, tal como se poderão inteirar na nossa cobertura. Uma consola sem drive ótica Blu-ray que não terá outra escolha senão adquirir todos os jogos através dos serviços cloud da Microsoft.
Acima podemos ver outra das imagens fornecidas pela fonte citada. Ainda que a mesma não revele o seu contacto, promete que este material representa a Xbox One S All-Digital. Aliás, podemos também retirar daqui várias outras informações, partindo do pressuposto de que não são um mero engodo.
Os títulos incluídos nesta consola da Microsoft
Em primeiro lugar, na parte inferior da caixa, podemos ver a referência ao Minecraft. Logo em seguida, temos o Sea of Thieves, bem como o Forza Horizon 3 a fechar a lista. Mais ainda, no lado esquerdo temos a indicação de 1 TB de armazenamento interno, a reprodução a 4K (ultra-HD), bem como o suporte para HDR.
Entretanto, uma vez que este consola não terá um leitor Blu-ray, a mesma será mais barata. Assim sendo, a fonte aponta valores a rondar os 200 dólares, ou cerca de 250 euros. A premissa aqui sendo um desconto de 100 dólares face ao valor da Xbox One S, uma das consolas mais poderosas da Microsoft neste momento.
Assim, podemos constatar que a nova consola dependerá exclusivamente do serviço Xbox Game Pass, um dos vetores mais fomentados pela Microsoft. No mesmo sentido, veríamos a empresa a marcar posição frente à Google e ao seu novo Stadia, um serviço inteiramente digital e baseado nos serviços cloud.
A resposta ao Stadia da Google?
Não. Mas será certamente o começo. Por outras palavras, com uma Xbox One S inteiramente digital, a Microsoft começaria a entrar no mesmo terreno do Stadia. Aqui com o intuito de depender cada vez menos de suportes físicos, os discos de jogos seriam os primeiros a serem descartados.
À medida que o serviço Xbox Game Pass também vai crescendo em popularidade, uma consola deste género revela-se ajuizada. Aliás, seria um passo intermédio, até que o público esteja realmente preparado para uma experiência completamente digital, sem ter uma consola em casa. Em suma, a premissa do serviço da Google.
Por fim, em março de 2019 o serviço Xbox Game Pass já tem mais de 170 títulos, sendo baseado numa subscrição mensal. A partir daí, os jogadores poderão descarregar e jogar qualquer título que bem lhes apeteça. Agora, resta saber se esta nova consola existe, e se chegará mesmo a 7 de maio.