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Microsoft prepara-se para vender Massive Inc.

Segundo rumores que circulam na internet, e veiculados também pelo site AdWeek, a Microsoft pode estar prestes a vender ou encerrar a sua Agência de Publicidade, Massive, que comprou em 2006.

Segundo o site, “fontes próximas da Microsoft” indicam que a gigante americana encontra-se precisamente a tentar encontrar compradores para a Massive, enquanto redistribui os seus colaboradores por outros projectos, não dando muito espaço para dúvidas … ou vende, ou fecha.

A Massive foi adquirida pela Microsoft em 2006, quando o fenómeno de Publicidade InGame encontrava-se no seu auge (eu acredito que ainda há muito potencial e a prova são os diversos jogos que saem todos os anos com mensagens publicitárias de diversas marcas). Nessa altura, grandes editoras como a Activision e EA detinham parcerias com a Massive.

Recentemente a Electronic Arts decidiu tornar o processo de AdInGame internamente o que levou a um grande rombo na Massive, e isso pode ter ajudado à decisão da Microsoft.

Para já, e ao que parece, a Microsoft nem confirma nem desmente, mas…

Gostava de deixar agora algumas percentagens interessantes no que toca à percepção e aceitação da publicidade nos jogos pela parte dos gamers:

Estes valores são apenas alguns que indicam que a Publicidade e os videojogos podem, e devem ser vistos como parceiros e não como protagonistas antagónicos. Desde que a publicidade não seja demasiado invasiva nem completamente fora da ambiência do jogo em questão, faz todo o sentido a sua existência.

Por exemplo, faz todo o sentido haver Outdoors da Nike num jogo como o GTA IV. Ou pubs a marcas de pneus num Gran Turismo. Agora, provavelmente não faz muito sentido algum haver publicidade a marcas de cremes de depilação feminina num Call of Duty.

Entretanto gostaria de deixar também mais alguns números extraordinariamente interessantes:

De acordo com vários estudos feitos nos USA (e que facilmente poderiam ser transpostos para a nossa realidade) mais de 60% dos americanos são jogadores. Entre outras coisas, pode-se aferir que essa percentagem de consumidores passa bastante tempo a jogar, e provavelmente, passa mais tempo a jogar que a ver TV … ou seja, a própria Televisão (Meio por excelência para Publicidade, poderá ver nos jogos um concorrente à altura.

Creio que a situação económica global pode ter a sua quota de responsabilidade neste processo especifico da Microsoft e da venda da Massive, mas acredito fielmente que a Publicidade InGame é um mundo que ainda tem muitas pernas para andar.

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