Segundo rumores que circulam na internet, e veiculados também pelo site AdWeek, a Microsoft pode estar prestes a vender ou encerrar a sua Agência de Publicidade, Massive, que comprou em 2006.
Segundo o site, “fontes próximas da Microsoft” indicam que a gigante americana encontra-se precisamente a tentar encontrar compradores para a Massive, enquanto redistribui os seus colaboradores por outros projectos, não dando muito espaço para dúvidas … ou vende, ou fecha.
A Massive foi adquirida pela Microsoft em 2006, quando o fenómeno de Publicidade InGame encontrava-se no seu auge (eu acredito que ainda há muito potencial e a prova são os diversos jogos que saem todos os anos com mensagens publicitárias de diversas marcas). Nessa altura, grandes editoras como a Activision e EA detinham parcerias com a Massive.
Recentemente a Electronic Arts decidiu tornar o processo de AdInGame internamente o que levou a um grande rombo na Massive, e isso pode ter ajudado à decisão da Microsoft.
Para já, e ao que parece, a Microsoft nem confirma nem desmente, mas…
- Gamers exposed to the in-game ads rated the advertised brand on average 31 percent higher than those not exposed to the ads.
- Twenty-three percent more gamers would consider a brand after seeing its in-game ads, while 21 percent more gamers would recommend the brand to others.
- Sixty-two percent of gamers recall seeing ads for the brand in-game.
- Gamers agree that in-game ads improve their gameplay experience by adding realism and looking cool in the game—and stand out compared with other types of advertising.
Estes valores são apenas alguns que indicam que a Publicidade e os videojogos podem, e devem ser vistos como parceiros e não como protagonistas antagónicos. Desde que a publicidade não seja demasiado invasiva nem completamente fora da ambiência do jogo em questão, faz todo o sentido a sua existência.
Por exemplo, faz todo o sentido haver Outdoors da Nike num jogo como o GTA IV. Ou pubs a marcas de pneus num Gran Turismo. Agora, provavelmente não faz muito sentido algum haver publicidade a marcas de cremes de depilação feminina num Call of Duty.
Entretanto gostaria de deixar também mais alguns números extraordinariamente interessantes:
- Online gaming provides substantially better performance and consumer perception than traditional TV advertising.
- Combining premium brand advertising with lean-forward casual games results in dramatically increased brand awareness and perception.
- Both in-game and online game advertising encourage users to interact with your brand, driving key brand metrics.
- MSN Games and Games on Windows Live Messenger are valuable opportunities for creating brand awareness and connecting with consumers.
De acordo com vários estudos feitos nos USA (e que facilmente poderiam ser transpostos para a nossa realidade) mais de 60% dos americanos são jogadores. Entre outras coisas, pode-se aferir que essa percentagem de consumidores passa bastante tempo a jogar, e provavelmente, passa mais tempo a jogar que a ver TV … ou seja, a própria Televisão (Meio por excelência para Publicidade, poderá ver nos jogos um concorrente à altura.
Creio que a situação económica global pode ter a sua quota de responsabilidade neste processo especifico da Microsoft e da venda da Massive, mas acredito fielmente que a Publicidade InGame é um mundo que ainda tem muitas pernas para andar.