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Microsoft Game Dev Camp 2015: “Criar jogos connectados”

Uma das palestras a que o Pplware teve o prazer de assistir no Microsoft Game Dev Camp 2015, que se celebrou no passado dia 12 de Setembro nas instalações da Microsoft em Lisboa foi a de Petri Whilhelmson dedicada ao “Xbox Live SDK for Windows 10“.

O objectivo era o de mostrar as capacidades de integração dos dados disponiveis pelos serviços Xbox Live no desenvolvimento de videojogos.

Tratou-se de uma sessão mista com tanto de teórico como de prático …

Petri Whilhelmson é um developer, experimentalista e gestor de projectos da Microsoft e levou a cabo a apresentação sobre o desenvolvimento de videogames e a sua integração com os serviços Xbox Live.

Numa primeira fase introdutória, Petri revelou que o seu gosto pela Informática (e pelo desenvolvimento aplicacional) é algo familiar dado que o seu pai era também ele, informático e developer. Ainda em termos de curiosidade Petri revelou as suas inúmeras experiências com o seu irmão gémeo a desenvolver em Basic para os antigos Spectruns.

Conforme mencionei, Petri é também um developer de videojogos com experiência em desenvolvimento utilizando Open GL, Direct X e XNA e aproveitou um pouco da apresentação para falar um pouco sobre algumas demos que criou (e que se encontram disponíveis no seu blogue).

No entanto a temática da sessão era outra e Petri voltou à integração dos Serviços Xbox Live nos videojogos.

 

A integração da API da Xbox Live e dos seus serviços no desenvolvimento código dos jogos, permite aos developers um vasto leque de opções que adiciona aos jogos uma nova dimensão em termos de conteúdos, imersão, partilha e conectividade que faz com que os seus jogos passem a estar out of the box e abertos para o Mundo.

A partir do momento em que se estabeleça a conexão com o nosso Profile estamos conectados e a partir daí, quase todas as interacções disponíveis ficam acessíveis para implementação no nosso videojogo.

Além disso, não nos podemos esquecer da quantidade de dados em tempo real que o serviço nos poderá disponibilizar em runtime. Trata-se de métricas variadas que podem influenciar o decorrer de um jogo, ou então apenas conteúdo útil a apresentar aos jogadores no decorrer do jogo. Trata-se portanto de um conjunto de serviços poderosos e com imensa potencialidade para enriquecer o conteúdo de jogos (offline ou online).

 

Com a interoperabilidade dos serviços Xbox Live a experiência de jogar torna-se mais pessoal na medida que permite criar uma experiência de jogo personalizada.

Trabalhando com o Visual Studio 2015 Petri apresentou uma demo (em XAML), já parcialmente desenvolvida e fez algum código em tempo real. Foi uma apresentação simples mas deu para entender a utilização mais básica aos serviços online.

Após isto, Petri completou o desenvolvimento da demo que levou para a apresentação e dando algumas explicações sobre alguns objectos da API do Xbox Live:

 

Petri terminou assim a sua apresentação e, apesar da sessão ter sido curta, deu claramente para ficar com uma ideia teórica das potencialidades de incluir interacções com os serviços Xbox Live no desenvolvimento de videojogos. Pelo que deu para ver na Demo apresentada, fica-se também com a sensação de que essas mesmas implementações são relativamente acessíveis (no entanto tratou-se de apenas uma demo com umas 30 linhas de código, se tanto).

Petri referiu ainda que no seu blogue existem imensos exemplos de desenvolvimento de demos, utilizando variadas ferramentas e técnicas.

 


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