Pplware

Microsoft abriu as portas ao gaming multi-plataforma há 1 ano e …

Uma das questões que se coloca, praticamente desde o aparecimento das consolas (ganhou mais força com a “batalha” Xbox vs. Playstation) é a do gaming multi-plataforma. A questão que sempre se colocou é: “Se o mesmo jogo é lançado para mais que uma plataforma, porque raio é que na vertente multiplayer os jogadores de ambas as plataformas não podem jogar entre si?“.

No ano passado a Microsoft já veio “abrir as portas para o gaming multi-plataforma“.

Passado 1 ano desde o comunicado o resultado … ainda é o mesmo!

Segundo um comunicado divulgado pela Microsoft (ver aqui) as portas já se abriram definitivamente para o futuro do jogo multi-plataforma.

Aliás, a verdade é que o próprio Windows 10 foi uma tentativa forte de trazer essa multidisciplinaridade para as plataformas Microsoft (Xbox One e Windows 10).

Pelo que foi revelado no comunicado revelado então, e que transcrevemos de seguida (pelo menos a parte que interessa a este artigo) a Microsoft já implementou mecanismos com o objectivo de possibilitar aos developers de jogos a liberdade para optar por desenvolver produtos com a capacidade de cross-platform.

Cross-Network Play

First, in addition to natively supporting cross-platform play between Xbox One and Windows 10 games that use Xbox Live, we’re enabling developers to support cross-network play as well. This means players on Xbox One and Windows 10 using Xbox Live will be able to play with players on different online multiplayer networks – including other console and PC networks.

Of course, it’s up to game developers to support this feature, and Xbox Live players will always have the option of choosing to play only with other Xbox Live players. We’re thrilled to confirm that Psyonix’s Rocket League will be one of the first games to take advantage of this new capability by enabling cross-network play between Xbox One and PC players, with an open invitation for other networks to participate as well.

Numa perspectiva meramente na ótica do utilizador (jogador) esta é uma boa noticia e que teve e terá, certamente, muitos LIKEs.

No entanto, face à impossibilidade revelada no “diálogo” entre as marcas os Developers continuam limitados a desenvolverem jogos para cada uma das plataformas de forma isolada. Seja para Xbox Live ou para Playstation Network, não existe uma verdadeira possibilidade de cross-platform.

Resta saber durante quanto tempo isto se vai manter, pois como todos sabemos, isto é um negócio de milhares de milhões e para que as marcas adiram, têm de ter a cenoura … ou seja, se não ganharem nada com o negócio dificilmente se meterão nisso.

Seja como for, continuaremos à espera do verdadeiro jogo multiplayer!!

Via: Microsoft

Exit mobile version