O segmento dos jogos é um dos mais apelativos e rentáveis de toda a indústria tecnológica. E também é uma atividade que não muda, nem mudará certamente, de moda. Como tal, todos os equipamentos e serviços relacionados com os jogos são também eles alvo do interesse de grande parte da população mundial.
No entanto, os dados mais recentes indicam que o mercado dos monitores dedicados ao setor gaming caiu pela primeira vez desde o ano de 2019. O que poderá ter provocado esta descida?
Venda de monitores para jogos cai
De acordo com os dados avançados pela empresa de análise TrendForce, verifica-se um abrandamento no crescimento das vendas no mercado dos monitores dedicados ao mundo dos jogos. Portanto, esta é a primeira vez desde o ano de 2019 que o mercado dos monitores gaming regista uma queda.
Os detalhes indicam que a estimativa é que o volume de envios caia para 20,5 milhões de unidades em 2022, um montante que se traduz numa queda de 10% numa comparação ano a ano. E estes são números bem diferentes dos apresentados em 2021, por exemplo, onde foram enviados 22,8 milhões de equipamentos e já em 2020 o crescimento ano a ano foi de 105%.
Mas as perspetivas parecem ser positivas para o ano que vem, pois a empresa estima que sejam vendidos 21,6 milhões de monitores para jogos, o que representará um crescimento de 5%.
No entender da TrendForce, existem vários fatores que justificam esta tendência. Por um lado temos a inflação e as taxas de juro, que são cada vez mais a razão para muitas quedas na venda de vários produtos eletrónicos, por outro lado está também o atraso nas atualizações das placas gráficas da última geração, algo que tem impacto direto na atualização dos monitores gaming. Além disso, não nos podemos esquecer que a fase mais grave da pandemia estimulou significativamente a venda destes e de outros equipamentos tecnológicos.
A TrendForce esmiuçou ainda mais alguns dados e revela que os monitores de jogos curvos vão continuar a ser populares até 2023, prevendo-se uma subida nos envios de 44% este ano e 46% em 2023. Já os ecrãs OLED representam apenas 0,4% dos envios de 2022, mas espera-se que este valor chegue aos 2% em 2023.