Próximo dia 22 de Agosto é a data definida para o fim do Games for Windows Live
Hoje em dia a Microsoft é muito mais do que aquela companhia engraçada que se dedicava ao lançamento de sistemas operativos ou ferramentas de auxílio ao trabalho num escritório.
Nos tempos que correm a gigante norte-americana encontra-se em inúmeras frentes e já lançou para a discussão por diversas ocasiões, qual a sua visão do futuro.
Com o lançamento do Windows 8 e da futura Xbox One pode-se dizer que um dos seus objetivos estará mais próximo … interligar todos os dispositivos Windows-based e garantir um lugar privilegiado como plataforma de entretenimento de eleição para o lar.
No entanto, para que tudo isto seja possível é necessário muito mais que lançar novas consolas ou novos sistemas operativos … torna-se também imprescindível que as actuais ferramentas mais importantes sejam integradas nesse processo de migração.
É precisamente isso que supostamente irá acontecer com o sistema de compra online de jogos da Microsoft, Games For Windows live.
Se olharmos um pouco para trás na história, facilmente vemos que Microsoft neste capitulo pouco mais tem sido que a disponibilizadora da plataforma. No entanto, em 2007 com o lançamento do seu sistema Games for Windows Live Marketplace houve um primeiro olhar diferente e mais objetivo para o fenómeno do gaming em PC e sistemas Windows.
Contudo, agora passados 6 anos parece que as coisas vão mudar …
Com a recente contratação para os seus quadros de Jason Holtman, antigo elemento da Valve responsável pela criação e implementação do serviço de distribuição Online Steam, a Microsoft lança uma mensagem clara de que se está a começar uma nova era na distribuição de jogos em ambientes Windows.
Jason Holtman passou os seus últimos 8 anos ao serviço da Valve e do seu serviço Steam e vem reforçar a equipa da Microsoft com um intuito: “making Windows a great platform for gaming and interactive entertainment” ou em português: “fazer do Windows uma grande plataformar para jogos e entretenimento interactivo”.
Foi assim anunciado que a tomada vai ser desligada já no próximo dia 22 de Agosto deixando no ar algumas dúvidas e preocupações de quem já adquiriu jogos através do sistema. No entanto, através de comunicado a Microsoft indica que tantos os jogos como conteúdos adquiridos pelo serviço irão permanecer disponíveis. No mesmo comunicado os consumidores que ainda tenham Pontos Microsoft são aconselhados a gastarem-nos até dia 22.
Resta saber até quando …