É quase como se de uma fórmula matemática se tratasse. Com o aparecimento de novo hardware (novas consolas a caminho) novas possibilidades se abrem no horizonte para desenvolvimento de jogos. E foi precisamente isso que a Epic Games demonstrou com a revelação de Unreal Engine 5 (numa Playstation 5).
Venham ver o primeiro demo criado com base no novo motor da Epic Games.
Este ano vai ver chegar os dois mais poderosos pedaços de tecnologia que o universo gaming já viu até hoje. Com o lançamento da Playstation 5 e da Xbox Series X, é normal que também novas oportunidades se abram para quem desenvolve para essas plataformas.
As ferramentas de desenvolvimento de jogos agradecem o maior poder de fogo que as novas consolas vão trazer, e a Epic Games já começou (há algum tempo) a preparar-se para isso.
Com efeito, na semana passada a Epic Games revelou, Unreal Engine 5 que apresenta imensas mais-valias em relação ao som, física de superfícies liquidas, animações e traz também duas novas tecnologias a que a Epic chama de Nanite e Lumen.
Grosso modo, a Nanite é uma nova tecnologia de virtualização geométrica que permite a importação quase direta de filmes para o motor Unreal Engine 5, sem esbarrar nos problemas de memória decorrentes de problemas com número de polígonos, ou gestão de memória virtual.
Por sua vez, Lumen é uma tecnologia de luminosidade dinâmica que permite aos mundos gerados com o Unreal Engine 5, reagirem prontamente e mais credivelmente a eventos relacionados com mudanças de luz. Por exemplo, desligar um candeeiro, a rotação do sol que faz com que a sombra se desloque ou a abertura de um buraco no teto fazendo com que haja luz direta e indireta numa sala.
Prevê-se que o lançamento do motor Unreal Engine 5 ocorra em 2021, sendo que vai suportar, tanto as consolas de Última Geração, como as de Próxima Geração, assim como PC, Mac, iOS e Android.
Segundo os responsáveis da Epic Games o Unreal Engine 5 vai permitir a migração de projetos desenvolvidos em Unreal 4, mal tenha seja lançado. Mas mais! Além disso, a Epic Games anunciou ainda que irá lançar Fortnite como jogo de lançamento das novas consolas e que também o migrará para o Unreal Engine 5, em meados de 2021.
Uma vez que esta demonstração foi feita com recurso a uma Playstation 5, poder-se-ia levantar a questão sobre se a Xbox Series X também será capaz de suportar esta nova tecnologia.
Com a pressão em redor dessa questão a avolumar-se, Tim Sweeney não teve alternativa senão a de confirmar, no seu Tweeter, que a Xbox Series X irá correr na perfeição Nanite e Lumen:
The Unreal Engine 5 demo on PlayStation 5 was the culmination of years of discussions between Sony and Epic on future graphics and storage architectures.
The Nanite and Lumen tech powering it will be fully supported on both PS5 and Xbox Series X and will be awesome on both.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) May 15, 2020
Entretanto, noutro prisma da atividade da Epic Games, foi revelado que a companhia americana lançou os Epic Online Services, que disponibiliza de forma gratuita aos developers de todo o Mundo, um conjunto de ferramentas que permitiu a Fortnite atingir o sucesso que teve, nomeadamente ser cross-platform.
Como já tivemos oportunidade de referir por várias ocasiões, o final deste ano de 2020 será bastante agitado. E a Epic Games também já se está a preparar!