Como estamos perto do Dia da Criança este episódio da Magia dos Jogos de Tabuleiro é dedicado a alguns jogos para a petizada.
Podem acompanhar no vídeo abaixo uma descrição de alguns jogos com a respetiva explicação, assim como alguma referências a outros que facilmente poderão ser encontrados nas lojas da especialidade.
Desde muito cedo as crianças gostam de brincar, a partir de uma certa idade já começam a tomar decisões. É aqui que poderão entrar os jogos que hoje sugerimos. Estamos a falar de jogos para crianças com idades a partir dos 5/6 anos, onde também começa uma nova fase de aprendizagem.
Existem jogos de tabuleiro para crianças que são versões simplificadas daqueles que tiveram muito sucesso com os adultos. Claro que, as suas mecânicas são simplificadas, adaptadas à idade dos pequenos jogadores, tudo muito simplificado, mas não retirando as características principais e os objetivos: divertimento, aprendizagem e tomada de decisões.
Muitos destes jogos utilizam mecânicas cooperativas, onde não existe conflito entre jogadores. Surgem com o objetivo de revolver um problema, utilizando a memória.
Nestes jogos não há o “ganhei eu” “tu perdeste”, mas sim o “ganhámos!” ou então o “não conseguimos, vamos tentar outra vez?”. São jogos que não tem dependência de língua, isto é, não existe texto para ler no decorrer da atividade, o que é importante para a autonomia das crianças. Há, então, simbologia que ajuda a compreender o que é para fazer.
Naturalmente que existem as instruções que tem que ser dadas antecipadamente, mas aqui o papel é do adulto, que explica como se deve jogar.
Claro que existem também jogos onde há confronto entre jogadores, pois não se pode tirar o sabor da vitória aos petizes. Jogar para além de divertir também pode dar a ambição de ser o vencedor.
Não perca o próximo episódio onde iremos continuar a passear pela Magia dos Jogos de Tabuleiro.