Pplware

3D em todo o lado! (Visita Guiada Nintendo 3DS)

Este artigo pertence ao passatempo “Visita Guiada Nintendo 3DS” que o Pplware lançou em parceria com a Nintendo.

Já desde as derradeiras décadas do século passado que o 3D se tornou uma espécie de Santo Graal do divertimento e não foi de estranhar portanto, que em 2009 tenha sido finalmente lançado o primeiro filme em 3D, Avatar.

É claro que isso correspondeu à abertura da Caixa de Pandora e mais se seguiram mas, outro fenómeno aconteceu entretanto … o mundo dos videojogos também quis 3D e hoje em dia são variadas as opções de títulos que disponibilizam uma experiência em 3D.

No entanto, a Nintendo foi mais além e avançou em 2011 com uma consola totalmente em 3D, a Nintendo 3DS. Mais recentemente foi lançada a Nintendo 3DS XL.

 

Jogar numa 3DS ou 3DS XL, é uma aventura para os sentidos, bastante intensa. Enganem-se todos aqueles que automaticamente a identificam como sendo uma experiência infantil ou direcionada em particular para esse público-alvo. A 3DS tem cada vez mais de ser encarada como uma consola para toda a família e idades. Embora haja ainda uma certa predominância de títulos mais juniores, como por exemplo os Mario, existe actualmente bastante diversidade no que toca a jogos mais sérios e adultos. Por exemplo, Spirit Camera ou Resident Evil são alguns títulos que se enquadram precisamente nesta ultima categoria.

Quando se joga Nintendo 3DS ou 3DS XL joga-se essencialmente em 3D, que aliás é a grande mais-valia da consola. No entanto, e como os fabricantes aconselham, de x em x tempo convém fazer uma pausa e no que respeita ao 3D isso até pode ser feito sem recurso a parar de jogar. Com o auxílio dum botão deslizante do lado esquerdo da consola podemos gradualmente ir diminuindo o efeito 3D ou mesmo retirá-lo por completo.

De referir que na 3DS XL este botão está melhor implementado que na 3DS, pois há mesmo um clique que prende a barra deslizante no Off do 3D evitando que por acidente se volte a ligar.

Tenho ainda de indicar que a diferença entre jogar numa 3DS XL e numa 3DS é bastante grande no que toca ao ecrã. O ecrã da 3DS XL, que é praticamente 90% maior em área que a da 3DS é muito mais amplo e como tal traz a mais-valia de visualizarmos muito mais numa única cena ou então permite outra utilização do zoom. Há algum tempo atrás um leitor perguntou se a diferença de qualidade gráfica entre as duas se notaria duma forma muito notória devido a esse mesmo aumento do tamanho do ecrã da 3DS XL, e a resposta tem de ser, Não! Nota-se alguma perda de qualidade mas nada, que se possa dizer que retira o brilho ao jogo. Aliás, o ecrã da 3DS XL parece de qualquer modo, mais suave e mais nítido que na sua irmã mais velha.

Uma das particularidades mais interessantes da consola é a opção de multijogador que ultrapassa o simples conceito de nos ligarmos a um servidor e entrarmos na competição. Aliás, até é possível que dois jogadores se mantenham em conversação durante um jogo, à semelhança do que algumas outras consolas fazem também.

Em alguns títulos, como por exemplo Mario Tennis Open, e graças à sua conectividade Wireless, podemos jogar com outros amigos (até 3 neste caso) sem que hajam 4 cópias originais do jogo. Essa funcionalidade permite do próprio jogo, permite criar uma ligação a outra Nintendo 3DS com a cópia original do jogo e então fazer o download de conteúdos que nos permitam uma sessão de multiplayer. Quando acaba a sessão do jogo, esses dados são eliminados. Simples, certo?

No entanto nem todos os jogos têm essa possibilidade. Por exemplo, o New Super Mario Bros 2 não a possuí e para se jogar em multiplayer, ambos terão de ter uma cópia original do jogo.

Por outro lado, existem ainda as Zonas Nintendo (Nintendo Zones) que mais não são que hotspots Nintendo de acesso à internet e de onde podemos conectar a nossa Nintendo 3DS ao Mundo Nintendo e jogar online. Para aceder a uma Nintendo Zone é apenas necessário clicar no botão de Nintendo Zone. A partir daí, é navegar e jogar.

Por outro lado a Nintendo 3DS ou 3DS XL tem também conectividade normal por Wi-fi sendo necessário apenas, como com qualquer outro dispositivo móvel, ter a senha de acesso a um spot Wi-fi. Para isto é apenas necessário termos a nossa Nintendo, os dados de conexão e muita vontade de jogar.

Existe ainda a funcionalidade StreetPass que, nos permite “descobrir” acidentalmente ou não, outros possuidores de Nintendo 3DS. Por exemplo, se estivermos no autocarro com o StreetPass ligado, e por acaso outra pessoa no mesmo autocarro tiver o StreetPass ativado, então poderá haver troca de sinais automaticamente entre as consolas e, quem sabe, uma nova amizade ou companhia para jogar. Fixe, não é?

Aliás o mecanismo de angariação de novos amigos está bastante desenvolvido pela Nintendo, podendo mesmo ser uma espécie de rede social. Além dos métodos acima identificados e dos normais de como encontrar novos amigos, podemos ainda adicionar um amigo directamente através dum código pessoal que o mesmo nos dê. Podemos então registá-lo como nosso amigo Nintendo e a partir desse momento, além de partilhar jogos, mensagens e muito mais com ele, poderemos sempre saber quando é que está online …

A Nintendo 3DS e 3DS XL é uma pequena rede social de jogos móvel. De qualquer forma não se fica apenas pela possibilidade de jogar online. Com inúmeras outras aplicações que requerem conectividade, tais como partilhar fotos, partilhar conteúdos, receber vídeos de apps instaladas (por exemplo, a app da Eurosport disponibiliza regularmente vídeos de desporto), receber notificações, receber conteúdos de jogos … enfim, a Nintendo 3DS é uma caixinha aberta para o Mundo …

No entanto, e como vimos aqui, torna-se por vezes necessário fechar algumas portas e janelas e aí entra em acção o Controlo Parental. Mas quando usada na sua plenitude e com sensatez a Nintendo 3DS é um pequeno mas concentrado comprimido de divertimento.

Este artigo encontra-se no âmbito do passatempo Visita Guiada Nintendo 3DS que o Pplware está a lançar em parceria com a Nintendo. Podem ver mais informações aqui.


Nintendo Zone Finder
Site Oficial da Nintendo Ibérica

Exit mobile version