Wolfenstein 3D está de volta e chegou à Internet
Quantos de vós se lembram de passar horas agarrados aos vossos velhos computadores de secretária? Eram horas em que não adiantava falar connosco pois estávamos concentrados a passar níveis e níveis de jogos com ambientes gráficos que hoje são considerados básicos demais e que não interessam a ninguém!
Pois esses tempos podem ter voltado! Está disponível para qualquer internauta o velhinho Wolfenstein 3D e para qualquer browser.
O Wolfenstein 3D foi agora convertido para uma versão disponível web, acessível em qualquer sistema operativo e para qualquer browsers, para comemorar o seu vigésimo aniversário.
Para os que não o conhecem, este jogo foi lançado no ano de 1992, pela id Software e estava preparado para correr no velhinho DOS. Os seus gráficos, à altura, foram uma pequena revolução e este foi um pioneiro dos jogos da FPS.
Foi dos primeiros jogos a apresentar modelos tridimensionais e a sua história assenta na fuga de um agente secreto norte americano de uma prisão alemã, durante a segunda guerra mundial, e na sua luta contra os soldados do exercito nazi que vai encontrando nos labirintos que tem de percorrer para concretizar essa fuga.
Durante o jogo podia ir recolhendo objectos e ajudar para concretizar a sua missão.
Este foi também um jogo que trouxe para os nossos computadores e para os jogos que aí corriam o tema da violência. Nada que se possa comparar à que podemos encontrar nos dias de hoje, mas já aí surgia sangue e formas mais sádicas de matar os nossos oponentes.
Se foram dos que perderam horas e horas a jogar ao Wolfenstein 3D, esta é uma excelente forma de recordarem aquele que foi um dos pioneiros da arte de fazer jogos para computadores.
Se nunca jogaram ao Wolfenstein 3D, então não deixem passar a oportunidade de testar e avaliar o avô dos modernos jogos. Vejam como a tecnologia evoluiu e a distancia que separa um título que foi uma revolução em 1992 e os actuais títulos que fazem as vossas delicias.
Quanto a mim, vou gastar mais umas horas até terminar o Wolfenstein 3D!
Homepage: Wolfenstein
Este artigo tem mais de um ano
Um marco na história dos videojogos.
Já foi há 20 anos, incrível!
Um artigo nostálgico para muitos. Gostei 🙂
Brutal, perdi a noção que já se passaram 20 anos.
Um clássico obrigatório.
muitas horinhas
Muitas mesmo! 😀
No meu fantástico 486DX2 66MHz, com som no PC Speaker! ui!
Quando aquelas portas escondidas abriam, normalmente no sítio daquelas bandeiras/pinturas nas paredes, até me arrepiava 😀
Ainda vou dar uns tiros para recordar.
tava eu a ser “consumido” xD
Alguém sabe se o truque MIL funciona? =P
dá para fazer a batota do MIL? 😉
once a cheater always a cheater 😛
Sem dúvida um jogo memorável, lembro-me de passar um bom bocado a jogar isso com o meu pai, ambos espasmados com o ambiente gráfico 3d! No entanto tivémos que desistir porque devido à fraca qualidade do motor 3d, ambos ficámos com enjoados e com dores de cabeça!! Os primórdios do 3d, lindo!
Acabei de ter essa má experiência de enjoar ao jogar este jogo no site mas não me recordo de na altura isso me ter acontecido.
Grande jogo do tempo em que eramos mais miudos 🙂
Afinal não estou sozinho nestes enjoos e dores de cabeça… Mas não só neste jogo, mas em alguns FPS mais recentes também.
Quanto ao jogo, é memorável, nem PC próprio tinha na altura e ficava pasmado quando via os primos a jogar disto…
Quais enjoos qual quê… é “semprabiáre” 😆
Acabei de passar o 1º nível e abri 2 passagens secretas 😀
Btw, já nem me lembrava dos cães, mas assim que o vi recordei a atrapalhação com que jogava quando os encontrava! hehe
Joguei-o quando saiu e passava horas a tentar descobri os locais secretos, a versão para o iPad é fenomenal… Grande Jogo!!!
o primeiro jogo da minha vida
Quando vi o Wolfenstein 3D pela primeira vez nem queria acreditar na qualidade dos gráficos e a jogabilidade nem se fala, um grande marco dos videojogos, se não fosse este jogo se calhar ainda não havia FPS para ninguém, hail John Carmack.
Uma coisa que me lembro é que tinha passagem secreta dentro de outra passagem secreta e assim por diante…
Altamente!
Gastei horas e horas, centenas de horas no wolf3d. Lindos anos 90. 😉
Também já está disponível para iOS de forma gratuita!
este é o culpado… de eu ainda hoje gostar de FPS’s,
P’ra mim foi a invenção da roda.
já gora, o MIL parece que não dá, mas “who cares?”, aí vão mais umas horitas de wolf3D
Eu para apanhar sustos era o Doom mas este foi metralhar até ao fim. E o Carmageddon? HAHAHAHAHAHAHAHA
Adorava ser como o Max Damage e atropelar toda a gente (raio das velhas desviavam-se sempre)…