A segurança na Internet é um tema cada vez mais recorrente e que preocupa os utilizadores dos muitos serviços que ela alberga.
Cada vez mais existe a vontade de assegurar essa segurança, não apenas dos dados, mas também das próprias comunicações.
Por essa razão a Wikipedia está num processo de melhoria e passou a disponibilizar apenas ligações seguras no acesso ao seu site.
Esta não é propriamente uma medida que seja útil para muitos utilizadores, mas consegue garantir uma camada de segurança adicional para todos os que acedem a esta fonte de informação alojada na Internet.
A partir de agora todos os acessos ao site principal da Wikipedia, e outros sites associados, passam a ser feitos através do protocolo HTTPS, garantindo uma camada de segurança e a cifra de todos os dados de e para os browsers.
Do lado do utilizador este acesso seguro não obriga a qualquer alteração, podendo ser usado da mesma forma que era até agora. O redirecionamento é feito de forma automática e sem que o utilizador tenham percepção disso.
A única forma de verificar que estão já a usar esta nova medida de segurança será através da presença do ícone verde no browser, na caixa de endereço.
Apesar de ter sido anunciado agora, demorará alguns dias a estar completamente implementado, sendo por isso natural que alguns dos acessos ainda não sejam feitos ao endereço HTTPS.
Esta é também uma forma simples de garantir que todas as comunicações permanecem incógnitas para todos os que procuram interceptar as comunicações e exercer qualquer tipo de censura ou alteração dos próprios conteúdos.
Com esta medida a Wikipedia passa a estar no grupo de sites e serviços que abraçou o acesso seguro. São já muitos os sites que optaram por esta medida, garantindo uma segurança adicional nos utilizadores, cifrando e protegendo todas as comunicações, evitando que qualquer um possa alterá-las.