Pplware

WhatsApp Web vai receber mais uma novidade para garantir ainda mais segurança

Depois de meses focados nas versões para os dispositivos móveis, o WhatsApp e a sua equipa de programadores parecem ter agora outro ponto de atenção. Estão virados para a versão web deste serviço e para o que esta pode oferecer aos seus utilizadores.

As novidades não têm parado de surgir, mostrando que há ainda muito a melhorar. Estas não são ainda funcionalidades que podem ser usadas, mas mostram o caminho que está a ser tomado e como isso vai ser feito. Mais uma novidade foi agora revelada e promete trazer ainda mais segurança ao WhatsApp Web.


WhatsApp vai melhorar a utilização no browser

De forma muito certa, o WhatsApp tem trazido para a versão Web toda e qualquer novidade que crie nas apps móveis. Quer assim dar uma experiência de utilização transversal e única, garantindo que tudo o que podemos usar num lado pode ser explorado também noutro.

Isso foi visto com o dark mode, que chegou em julho deste ano e provou que este modo é uma aposta ganha em todas as plataformas onde pode agora ser usada. Depois disso muitas mais novidades continuaram a ser testadas e a surgir, ainda que de forma não oficial.

Versão Web vai ter ainda mais segurança

A mais recente descoberta, quer trazer ainda mais segurança ao WhatsApp e em especial à sua versão Web. Não está centrada na forma como estas mensagens são trocadas, mas sim no acesso a este serviço, impedindo que estranhos leiam as mensagens.

Por agora, e sempre que querem usar o WhatsApp Web, os utilizadores devem apenas ler um código QR. Apesar de simples, pode representar um problema de segurança se esse código for lido por alguém mal-intencionado. Desse momento em diante o atacante pode ler as mensagens de forma silenciosa.

Novidade que chega em breve aos utilizadores

Para impedir essa situação, e do que foi revelado na mais recente versão de testes do WhatsApp para Android, vai surgir mais uma camada de segurança. Os utilizadores passam a ter de autenticar e confirmar a nova sessão, de forma biométrica.

Não há ainda data para esta novidade, nem sequer uma estimativa do seu grau de completude. Espera-se, no entanto, que surja em breve para testes mais alargados e que depois seja disponibilizada a todos e de forma global.

Exit mobile version