WhatsApp: Função “Eliminar para todos” não apaga ficheiros no iPhone
A opção disponível no WhatsApp que permite eliminar mensagens enviadas para que o destinatário não funciona corretamente. Os ficheiros que são enviados não são eliminados do destino quando o remetente seleciona essa opção!
Há assim uma falsa sensação de privacidade. Saiba qual a posição do WhatsApp relativamente a esta questão.
A informação foi revelada pelo canal TheHackerNews que refere que tal situação não acontece em dispositivos Android. Neste caso a função de remover o conteúdo enviado funciona corretamente e o conteúdo é eliminado do dispositivo do recetor ou recetores (caso seja enviado para um grupo).
Segundo publicou o site, a descoberta deste problema de privacidade foi feita pelo consultor em segurança, Shitesh Sachan. O investigador explicou que a funcionalidade do WhatsApp para iOS não foi desenhada para eliminar mensagens multimédia recebidas e que foram guardadas na fototeca dos iPhones. Já no Android os ficheiros enviados serão excluídos da galeria na qual são guardados por omissão.
Na sua configuração por omissão, a app de mensagens guarda automaticamente todas as imagens e vídeos recebidos através do WhatsApp na fototeca dos iPhones. Tal acontece também ao nível do Android. Tal opção pode ser desativada na configuração do WhatsApp.
Como desativar função no WhatsApp?
Para isso basta ir às configurações da ferramenta de conversação e desativar a opção "Guardar na fototeca".
Quando enviado o relatório à empresa por parte de Sachan sobre este inconveniente, a mesma assegurou que não vai proceder a alterações. Esta função foi pensada para eliminar mensagens dentro do WhatsApp. Não há garantias de que um ficheiro será eliminado de forma permanente. Contudo, a empresa admitiu a hipótese de no futuro fazer alterações a esta funcionalidade e à forma como está implementada.
O Pplware agradece à ESET pela produção deste conteúdo.
Este artigo tem mais de um ano
No android também não apaga os ficheiros da pasta..
Tudo o que tenha a mao do Caralivro é podre no que respeita a privacidade e segurança.