Pplware

WhatsApp continua a criar novas funcionalidades para combater as Fake News

O WhatsApp sempre foi associado à disseminação de Fake News e de informação não fidedigna. A empresa tem tentado por tudo impedir este aproveitamento, mas sem sucesso até agora.

Continua por isso a criar ferramentas e novas opções para contrariar este comportamento e agora surgiu um novo. Passa a haver uma pesquisa de imagens dentro do WhatsApp, para assim validar a sua veracidade.


O WhatsApp não tem dado tréguas à propagação de Fake News. Procura constantemente criar novas formas de limitar ou até impedir esta praga digital, se bem que nem sempre com o sucesso desejado e até esperado.

O WhatsApp continua a combater as Fake News

Muitas vezes são pequenas alterações, como a limitação do número de destinatários das mensagens. Outras formas têm também sido aplicadas, se bem que com maior impacto e até maior dimensão no próprio serviço que presta.

A mais recente tentativa entrega aos utilizadores a possibilidade de verificarem a veracidade das imagens que recebem. Para isso adicionou simplesmente uma pesquisa associada às próprias imagens, que pode ser usada com apenas 2 toques no próprio ecrã.

Esta nova função encaminha os utilizadores para o Google Images, para que possa validar a sua origem e autenticidade. Conseguem ai saber a sua origem, se foi usada antes ou foi manipulada. Revela ainda se foi partilhada noutros contextos no passado.

A pesquisa de imagens na Google está ainda em testes

Por agora o WhatsApp está apenas a avaliar a novidade na sua versão de testes, esperando-se que a mesma surja em breve. Aparentemente está apenas disponível na versão 2.19.73, que apenas existe para o Android.

Esta medida poderá ajudar os utilizadores a avaliarem as imagens que recebem e os seus conteúdos. Dá a possibilidade de rapidamente pesquisar por qualquer imagem recebida, num local onde tudo o que passa na Internet está presente. É mais um pequeno passo, mas que em conjunto com os restantes já criados vai reforçar a luta contra as Fake News.

Exit mobile version