Depois de muitas situações de abusos, o WhatsApp tomou medidas muito restritivas no seu serviço. Procurou assim que estas situações não se tornassem hábito e garantir que a utilização do seu serviço tivesse regras.
Se a maioria dos casos estava na disseminação de notícias falsas, o foco parece agora estar a ser alargado. Os mais recentes casos dão conta de que o WhatsApp está a banir utilizadores apanhados em grupos com nomes estranhos.
Os nomes dos grupos trazem problemas aos utilizadores
Apesar de não ser capaz de ler as mensagens trocadas, o WhatsApp consegue saber a que grupos os utilizadores pertencem. Além disso, tem mais informação sobre esses grupos, nomeadamente os seus nomes.
É com base nessa informação que agora estão a surgir relatos de utilizadores banidos. Tudo depende do nome do grupo onde estes estão, onde os mais estranhos e suspeitos são de imediato fechados. Os utilizadores são entretanto banidos deste serviço.
O resultado é o banir imediato de quem estiver nos grupos
As queixas que existem mostram que vários utilizadores estão já a ter este tratamento. Os casos relatados revelam que mesmo em situações de alterações feitas apenas por brincadeira o WhatsApp age de imediato.
Esta aparentemente não é uma situação recente, com queixas a surgirem há pelo menos 1 mês. Muitos queixam-se de que é apenas no nome e que os conteúdos partilhados não são proibidos. São casos de apenas alterações de nome dos grupos, para designações inapropriadas.
O problema nestes casos está no facto de o WhatsApp não tem capacidade de validar os conteúdos. Como tal, não têm forma de validar o que é partilhado ou escrito e decide simplesmente remover os grupos e castigar os utilizadores.
Como impedir a alteração do nome dos grupos do WhatsApp
Uma vez que a maioria das situações de alteração resulta de utilizadores que agem por brincadeira, existe uma solução certamente simples a aplicar. Basta que a alteração do nome seja apenas permitida aos administradores.
Para isso é necessário aceder aos Detalhes do grupo e abrir as Definições do grupo. Aí dentro devem abrir o Editar detalhes do grupo e mudar o valor para Só administradores. Assim, limitam o acesso a esta área e a alterações.
Todos os utilizadores que posteriormente se queixaram, receberam uma mensagem automática do WhatsApp. Segundo o serviço, a justificação está na violação dos Termos de Serviço e as contas não vão ser recuperadas. É uma situação injusta, mas que se enquadra nas regras de utilização do WhatsApp.