Sendo uma das aplicações de mensagens instantâneas mais usadas, o Whatsapp tem procurado adaptar-se às novas realidades e às novas necessidades dos utilizadores.
Depois de ter dado os primeiros passos no sentido de dotar-se da capacidade de fazer e receber chamadas de voz dentro da sua rede, o Whatsapp aventurou-se em trazer-se para o desktop.
Se numa fase inicial estava apenas limitado ao browser da Google, alargou agora o espectro de utilização e já pode ser usado noutros browsers.
A versão desktop do Whatsapp vem trazer para qualquer equipamento a possibilidade de usar esta ferramenta de mensagens instantâneas e dar uma muito maior liberdade no que toca aos locais e plataformas onde pode ser usada.
Não sendo uma aplicação nativa de qualquer sistema operativo, baseia-se no browser para ser ainda mais universal e para não obrigar à utilização de qualquer tecnologia.
Com a simples utilização de um browser o utilizador pode aceder a todas as funcionalidades que estão disponíveis nas versões móveis, havendo apenas ligeiras limitações e restrições.
Inicialmente esta versão do Whatsapp estava limitada ao Chrome, por várias razões de desenvolvimento, mas a empresa resolveu agora alargar a sua utilização a outros browsers modernos.
Ainda não é totalmente universal mas permite já que seja usada no Firefox e no Opera, bem como no já usado e bem testado Chrome.
WhatsApp Web: https://t.co/BPQLxqKDSj – Firefox and Opera browsers are now supported! pic.twitter.com/D4aQiy5IC6
— WhatsApp Inc. (@WhatsApp) 25 fevereiro 2015
Por ser uma aplicação web e independente de tecnologias afectas aos computadores locais, a forma de utilização é em tudo idêntica ao que já antes se fazia.
Com o acesso ao site do Whatsapp, à sua zona do cliente web, e com a simples leitura do código de barras apresentado o utilizador consegue de imediato ligar-se com o utilizador definido e assim usar directamente a aplicação dentro do browser.
Desde que foi comprado pelo Facebook o Whatsapp tem procurado reinventar-se e apresentar novidades que são consistentes com os pedidos dos utilizadores e com as suas necessidades reais.
Depois da versão web, espera-se que seja massificada a funcionalidade de chamadas de voz, o que dará uma ainda maior disponibilidade de serviço e de funcionalidades.
Se estavam a aguardar o alargamento do Whatsapp para outros browsers, provavelmente para o vosso preferido, então é agora a hora de o usarem directamente no vosso Desktop, dentro do browsers e de forma completamente autónoma.