Quando se fala em plataformas de comunicação através de mensagens e não só, é comum dizer-se que o Telegram é um dos mais seguros. No entanto, há quem diga que não referindo até que o WhatsApp é mais seguro que o Telegram.
Moxie Marlinspike, criador do Signal, referiu recentemente que não concorda com o “título” de “plataforma mais segura” frequentemente atribuída ao Telegram.
Telegram tem funcionalidades duvidosas…
Com as falhas do WhatsApp, o Telegram ganhou milhares de utilizadores. Além disso, o Telegram sempre foi conhecido por ser dos mais seguros no seu segmento.
O facto referir que as mensagens são cifradas e que não ficam armazenadas nos servidores, levou muitos a instalar e até a ficar fã da aplicação. No entanto, Moxie Marlinspike, criador do Signal, diz que não é bem assim.
Numa publicação no Twitter, Marlinspike referiu que…
É incrível que após todo esse tempo, toda a cobertura dos canais informativos se refere ao Telegram como um app de mensagens criptografadas.
It's amazing to me that after all this time, almost all media coverage of Telegram still refers to it as an "encrypted messenger."
Telegram has a lot of compelling features, but in terms of privacy and data collection, there is no worse choice. Here's how it actually works:
1/
— Moxie Marlinspike (@moxie) December 23, 2021
Malinspike refere que as mensagens enviadas e recebidas através do Telegram são armazenadas nos servidores da mesma forma em que são vistas na aplicação, ou seja, sem nenhum tipo de criptografia de ponta a ponta (E2EE), indicando que a proteção é mínima e que qualquer pessoa com privilégios no Datacenter da empresa pode aceder às mesmas.
Relativamente aos “Chats Secretos” no Telegram que utilizam a E2EE, Malinspike refere que o funcionamento é duvidoso. Malinspike chega mesmo a comparar tal funcionalidade com a que existe no Facebook Messenger.
Tal como acontece todos os anos, a App Annie recolheu informação sobre a utilização das aplicações móveis. A lista deste ano tem um vencedor imediato, em especial numa área que mais parece ter destaque. Falamos do Telegram, que conseguiu liderar na lista que mais utilizadores recebeu – saber mais aqui.