A Amazon é muitas vezes acusada de criar campanhas e produtos que abafam as vendas vendedores que atuam dentro da sua plataforma. Essa concorrência é considerada desleal, principalmente porque parecem existir evidências de que a empresa recorre a informação privilegiada através dos dados dos vendedores, para atuar.
Agora, a empresa diz que vai tornar o programa de vendedores mais justo e a União Europeia quer saber como.
Na Amazon todos os vendedores terão o mesmo tratamentos
A Comissão Europeia está a pedir cometários públicos à Amazon sobre a forma como a Amazon usa os dados privados de vendedores na plataforma, face às preocupações com ações de anticoncorrência.
A empresa comprometeu-se a evitar a utilização dos dados privados dos vendedores em situações em que haja concorrência com as lojas do seu Marketplace, sejam eles obtidos através de ferramentas automatizadas ou por funcionários.
A empresa prometeu ainda termos “não discriminatórios” para terceiros que vendem para assinantes do serviço Prime, incluindo uma opção de entrega e serviços de logística. A Amazon também não usará os dados das empresas associadas ao Prime para impulsionar as suas próprias vendas.
Num outro compromisso, a Amazon prometeu “tratamento igual” ao classificar os vendedores na secção Buy Box, que permite comprar produtos rapidamente.
Os comentários relativos às propostas poderão ser feitos até dia 9 de setembro. Quaisquer que sejam as condições aceites pela UE, permanecerão em vigor por cinco anos com supervisão de um administrador que terá que reportar à Comissão.
Em comunicado, a Amazon já veio dizer à imprensa que sentia que a UE tinha a empresa “injustamente” na sua mira, mas que está “envolvida construtivamente” com os reguladores para resolver os problemas.
Há que recordar que no passado a Amazon foi acusada de usar indevidamente dados dos vendedores na plataforma para lançar produtos concorrentes, além de fomentar campanhas promocionais em simultâneo com a concorrência dentro da loja.