Pplware

Ubuntu One chegou também ao Mac OS X

…ainda está em beta, mas já promete muito!

O Ubuntu é um verdadeiro caso de sucesso no mundo Linux. Construído pela Canonical, esta distribuição conseguiu trazer para o mundo do Linux muitos utilizadores graças à sua simplicidade de utilização e à forma estável como se tem apresentado. São periódicas as novas versões, que trazem sempre novidades e actualizações importantes.

Mas o universo da Canonical não se limita ao Ubuntu. Têm outros serviços que disponibilizam aos utilizadores, sendo o Ubuntu One o mais conhecido.

Este serviço de alojamento de ficheiros na Web, que se integra de forma perfeita com o Ubuntu, tem alargado as suas fronteiras a outros SO’s e agora chegou ao Mac OS X, onde ainda não tinha presença.

O Ubuntu é um serviço de alojamento de ficheiros Web, que disponibiliza aos seus utilizadores 5 GB de espaço gratuito para armazenar ficheiros, contactos, notas, bookmarks, música, mensagens do IM Gwibber.

A sua integração com a distribuição Ubuntu é quase perfeita, permitindo aos seus utilizadores terem os seus dados guardados fora das suas máquinas, de forma segura e sempre acessíveis em qualquer lugar. Permite a sincronização automática destes ficheiros e a sincronização com o serviço Ubuntu One Music Store.

Os desenvolvimentos que têm sido feitos neste serviço permitiram dotá-lo de clientes para quase todos os sistemas operativos. Para além da integração nativa com o Ubuntu, existem já versões para Windows, Android e iOS.

Esta variedade de clientes permite que este serviço se coloque numa posição confortável para ser uma alternativa viável e com muitas potencialidades para vingar, não só nos utilizadores Linux mas também nos dos restantes SO’s. Ao chegar agora ao Mac OS X dá mais um passo na afirmação e confirma a sua posição.

Esta versão ainda está só numa fase beta, mas tem já disponíveis as suas funcionalidades disponíveis. A sua interface está dividida em quatro separadores distintos, cada um com a sua função específica.

No primeiro separador podemos encontrar a lista de pastas que estão a ser sincronizadas entre o vosso Mac e o alojamento cloud do serviço Ubuntu One.

De seguida temos acesso a uma zona de informação sobre os ficheiros que estamos a partilhar, podendo ver aí os links para os mesmos e aceder aos ficheiros localmente ou na Web. É também neste separador onde podemos efectuar pesquisas sobre os nossos ficheiros e aceder-lhes, caso não estejam a ser partilhados.

A lista de dispositivos com os quais os nossos ficheiros e pastas estão a ser sincronizados é mostrada no terceiro separador. Podem ver aí todas as máquinas e dispositivos móveis onde têm configurado o serviço Ubuntu One.

Apenas podem remover o dispositivo onde se encontram e reiniciar o processo de sincronização ou configurar uma nova conta.

No separador seguinte podem configurar o comportamento deste cliente do Ubuntu One. Podem limitar as velocidades de upload ou download para assim controlar de forma precisa os recursos de rede consumidos por esta aplicação e a sincronização de ficheiros.

Podem ainda decidir se pretendem que o cliente se lance no arranque do sistema operativo, se a sincronização de e para a cloud é automática ou se pretendem ser notificados sempre que existam novos ficheiros ou pastas a serem sincronizadas.

Por fim têm acesso aos dados da vossa conta Ubuntu One. Podem aceder à sua edição online através deste separador.

É também disponibilizado informação relativa aos serviços Ubuntu One que têm subscritos e podem também aceder à sua edição online.

Uma informação que é transversal a esta interface é a relativa ao espaço ocupado e livre no serviço Ubuntu One e ao estado da sincronização dos vossos ficheiros com este serviço. Esta informação é mostrada no canto superior direito da interface do cliente.

Para usarem o cliente Mac do Ubuntu One devem, depois de o instalar, de fornecer os dados relativos à vossa conta. Se não tiverem uma conta criada podem também ai criar uma.

Depois deste passo inicial de configuração da vossa conta devem indicar quais as pastas que pretendem sincronizar entre o serviço cloud e a vossa máquina. Vão ver as pastas criadas e armazenadas no Ubuntu One e devem escolher as que pretendem ter na vossa máquina.

De seguida devem proceder à escolha das pastas, mas no sentido inverso. Indiquem quais as da vossa máquina que pretendem ver no serviço cloud do Ubuntu One.

Findo este passo estão aptos a usar o Ubuntu One. É feita uma sincronização inicial mais demorada pois os ficheiros e pastas que escolheram estão a ser enviados de e para o alojamento do Ubuntu One.

A disponibilização da versão Mac do cliente para o Ubuntu One vem colocá-lo num patamar semelhante ao do Dropbox. Podemos aceder aos nossos ficheiros em praticamente todos os SO’s, tendo o pleno nas versões desktop. O campo móvel está praticamente coberto, faltando apenas clientes pontuais.

Este é um serviço que tem algumas particularidades únicas, tais como a integração com o Ubuntu One Music Store, e pode ser uma excelente opção para o alojamento dos vossos ficheiros na cloud.

São 5GB de espaço, que podem ser complementados com mais através da compra do mesmo, que podem ser ocupados com os vossos ficheiros. A integração com o Ubuntu foi a origem e por isso é de longe a melhor. Os restantes clientes conseguem dar também um excelente acesso serviço.

Se ainda não testaram o Ubuntu One então agora é a hora de o fazerem. Mesmo que não sejam utilizadores de Ubuntu vão conseguir usar este serviço de forma transparente em qualquer SO.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Ubuntu One Beta
Homepage: Ubuntu One

Exit mobile version