Pplware

TV pirata por IPTV gera mais de mil milhões de dólares a cada ano

Falar em TV pirata é falar em IPTV! Pelo mundo fora são vários os fornecedores de serviços ilegais que vivem (bem) à custa da pirataria.

De acordo com um estudo recente, levado a cabo pela Digital Citizens Alliance só nos Estados Unidos a TV pirata gera mais de mil milhões de dólares a cada ano.


A par dos serviços pagos de TV, há também serviços ilegais no “mercado negro”. Uma das formas mais comuns de ter TV ilegal é através de IPTV. Pelo mundo fora este tipo de serviços gera milhões e até há estudos desse impacto.

Em junho revelamos aqui que os serviços de IPTV pirata geravam mais de mil milhões euros de lucro só na Europa. Muitos clientes continuam a preferir pagar por serviços “pirata”, mesmo tendo em conta que arriscam a ser apanhados pela polícia.

“Money for Nothing” – IPTV gera mais de mil milhões de dólares a cada ano

De acordo com o estudo “Money for Nothing”, por ano nos Estados Unidos o serviço de IPTV ilegal gera mais de mil milhões de dólares. O estudo pode ser obtido aqui e detalha todos os pormenores. Este valor é apenas referente às “assinaturas ilegais” e exclui a aquisição de hardware, como é o caso das boxes, parabólicas, etc.

Ainda segundo o documento, a NAGRA refere que custos da assinatura ilegal variar entre os 2 e os 25 dólares por mês. A maioria dos subscritores pagam assinaturas que rondam os 10 e os 15 dólares por mês. Segundo os dados, mais de 9 milhões de casas nos Estados Unidos terão uma assinatura pirata de IPTV, o que corresponde a mais de 30 milhões de pessoas.

Em Portugal, os utilizadores que distribuem ilegalmente sinal de TV cometem pelo menos quatro crimes puníveis com penas que podem chegar aos cinco anos de cadeia e avultadas multas. Os crimes em causa são os de:

Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4€.

 

Money for Nothing‘

 

Exit mobile version