Muito já se falou e alertou para a grande praga digital de 2016, o Ransomware. Foram vários os utilizadores, em todo o mundo, que sofreram ataques deste tipo de malware e foram mesmo muitos os que cederam à chantagem dos piratas informáticos, pagando para voltar a ter acesso à sua própria informação.
Se até agora o Ransomware apenas atacava PCs e smartphones, há relatos de que as Smart TV são as “novas” vítimas.
O Ransomware começou a atacar em força em 2013. Há cerca de um ano, alguns investigadores na área da segurança alertaram para o facto desta ameaça poder chegar a dispositivos que têm como base o sistema operativo Android, como por exemplo uma Smart TV.
Darren Cauthon, um engenheiro de software, relevou que, em pleno dia de Natal, a sua Smart TV LG foi infectada com Ransomware. Segundo um tweet publicado com a foto da TV, parece que a Smart TV foi infectada com o Ransomware Cyber.Police, também conhecido como FLocker, Frantic Locker, ou Dogspectus.
Ransomware pede $500, LG pediu $340 para ajudar
Uma vez que a Smart TV está infectada, o utilizador não consegue fazer nada da mesmo. Como é comum nos ataques de Ransomware, o valor pedido para desbloqueio é de $500. A LG quer ajudar também o utilizador, para fazer provavelmente um reset e reinstalar o software, mas o valor solicitado foi de $340.
Cauthon ainda não percebeu bem como a TV foi infectada mas desconfia que tenha sido através de uma app.