Uma das grandes tendências do momento é o acesso à Internet via satélite. A grande impulsionadora é mesmo a Starlink de Elon Musk, que oferece um acesso de elevada velocidade, usando para isso a sua constelação de satélites próprios.
Esta empresa apresentou agora uma novidade para os seus potenciais utilizadores. Revelou o seu novo kit de acesso, que inclui uma nova antena, que tem uma forma que contraria tudo o que poderá ser considerado normal.
Desde sempre que nos habituámos a ver os pratos das antenas parabólicas com uma forma circular. Esta é a forma mais natural e que, aparentemente, seria a mais eficiente para conseguir a melhor recepção e potência de sinal.
A Starlink veio agora contrariar esta ideia, ao apresentar o seu novo kit de acesso, onde está presente uma nova antena. Esta tem uma forma completamente diferente do que nos habituámos a ver e do que se considera normal e mais eficiente.
Esta nova antena tem uma forma quadrada e mede 12 polegadas (30,48 cm) x 19 polegadas (48,26 cm), com um peso de pouco mais de 4 kg. Esta tem depois uma saliência curva para a parte posterior, dando-lhe a forma côncava, sendo tapada. Esta é menor que a antecessora circular de 23 polegadas de diâmetro.
As restantes características do kit são similares, embora agora exista um router Wi-Fi resistente a temperaturas extremas (até 50 ºC) e resistência IP54 à água. A própria antena também possui novas formas de ser instalada pregada na parede, em vez de apoiada numa base.
A Starlink tinha um desafio com as suas antenas originais, que tinham um custo de produção de 1.300 dólares. Ao vender o kit por 499 dólares, a Starlink perdia dinheiro. O objetivo de redução de custos resultou nesta nova antena, cujo custo de fabricação não foi detalhado.
Depois de quebrar barreiras e apostar num serviço completamente diferente, a Starlink volta a marcar uma posição. Desta vez com a sua nova antena do kit de acesso à Internet, que contraria tudo o que é considerado normal.