Hoje celebra-se o Dia dos Namorados. Numa era altamente digital, com as mais diversas de conversação que facilitam a partilha rápida de conteúdos é importante que se alerte para os perigos da Internet.
Namoro significa amor, carinho e outros sentimentos bons! E quando tudo acaba?
Os cibercriminosos estão a ir atrás de compradores no Dia dos Namorados intensamente este ano. Segundo a CheckPoint, foi observado um aumento de 152% do número de registos de domínios relacionados com o Dia dos Namorados em janeiro, com uma quantidade significativa dos mesmos a ser considerada maliciosa ou suspeita.
Como sempre, os cibercriminosos procuram tirar proveito da oportunidade. O seu objetivo é incitar os compradores a fazer compras nos seus sites, mas é apenas um esquema para roubar informação pessoal, o que pode levar a diversos problemas para as vítimas.
Sexting – As suas fotos ou vídeos podem ir parar à Internet
Se há uns anos o desafio era um homem e uma mulher conseguirem encontrar-se sem ninguém os ver… hoje é tudo diferente! A sociedade mudou bastante, ficou mais aberta e com menos complexos! A tecnologia veio dar uma ajuda, facilitando a comunicação entre as mulheres e os homens.
O termo sexting resulta das palavras “sex” (sexo) e “texting” (mensagem de texto) e significa a troca de mensagens eróticas com ou sem fotos via telemóvel, chats ou redes sociais.
O maior perigo do sexting é que essas fotos ou mensagens acabem espalhadas pela internet ou nas “mãos” de pessoas erradas! O fenómeno do sexting é especialmente comum entre adolescentes e jovens adultos.
Na grande maioria das vezes as imagens ou mensagens íntimas são enviadas no contexto de uma relação de namoro com motivações diversas:
- Fornecer uma “prova de amor “pelo envio de fotos eróticas;
- Desejo de afirmar audácia e autoconfiança exibindo o corpo de forma sedutora;
- Solicitar ao parceiro(a) para fazê-lo sob a forma de chantagem emocional;
- Ser aliciado por alguém a fazê-lo durante uma conversa online;
- Enviar fotos ou mensagens de terceiros por vingança;
- Enviar fotos ou mensagens por erro (em especial a partir de um telemóvel).
De acordo com um estudo, o principal motivo para a partilha de imagens eróticas pelo telemóvel é suscitar o desejo sexual no outro. Esta resposta foi dada por 73% dos inquiridos do sexo feminino e 67% do sexo masculino. 40% das mulheres e homens responderam que já enviaram uma foto para satisfazer o pedido do destinatário.