Uma das notícias que tem marcado o mundo da internet, em especial das redes sociais, foi o leak de mais de 533 milhões de registos com dados de perfis do Facebook. Só em Portugal são mais de 2 milhões.
Além de mudarem a password, uma ação dos utilizadores deve ser a ativação do mecanismo de segurança “Autenticação de dois Fatores”. Saiba como o fazer.
A autenticação de dois fatores é uma funcionalidade de segurança que ajuda a proteger a sua conta do Facebook além da sua palavra-passe.
Se configurar a autenticação de dois fatores, será pedido que introduza um código de acesso especial ou que confirme a sua tentativa de início de sessão sempre que alguém tentar aceder ao Facebook a partir de um browser ou dispositivo móvel que a rede social não reconhece.
Como ativar a Autenticação de dois Fatores no Facebook?
O processo é muito simples e pode fazer toda a diferença aquando da tentativa de acesso à nossa conta. Para ativar ou gerir a autenticação de dois fatores devem seguir os seguintes passos:
- 1) Aceder às Definições de segurança e início de sessão aqui
- 2) Navega para baixo até Usar a autenticação de dois fatores e clicar em Editar.
- 3) Agora devemos selecionar o método de segurança que pretendemos e introduzir as informações solicitadas
- 4) É ainda possível adicionar métodos alternativos para início de sessão. Por exemplo, definir uma Chave de Segurança ou então Códigos de Recuperação caso se tenha perdido o telemóvel.
Com a autenticação a dois fatores, será solicitado um código de verificação através do método de segurança definido, no caso de ser detetada uma tentativa de acesso a partir de um dispositivo ou browser que a plataforma não reconhece.
Se tem conta no Facebook ou em outras plataformas idênticas, ative a Autenticação de dois Fatores para aumentar a segurança da sua conta.