Não se esqueça do IRS de 2022! No próximo dia 25 de fevereiro, os contribuintes têm de registar todas as faturas pendentes relativas a 2022. A validação das faturas pode ser realizada através do portal e também através da app do fisco.
Saiba quais as despesas que lhe poderão dar um desconto no IRS.
IRS de 2022 – valide as suas faturas
É verdade, agora já não há muito que possa fazer até porque a maior parte das faturas já estão registadas, pois, são referentes a 2022. No entanto, é importante que as valide para assim conseguir obter o máximo de deduções e a “fatura” do IRS não ser tão elevada.
No que diz respeito à declaração de IRS de 2022, tal como aconteceu em outros anos, cada contribuinte pode deduzir até 250 euros das despesas gerais. Contas feitas, para conseguir usufruir de tal dedução no IRS, o contribuinte tem de apresentar faturas no valor total de 715 euros. Se estivermos a falar de um casal, é possível deduzir no máximo 500 euros. Mas há outras despesas…
SAÚDE
- Dedução: 15% das despesas de saúde
- Limite: 1000 euros
Atenção que as despesas de saúde com IVA a 23% têm de ter receita médica.
EDUCAÇÃO
- Dedução: 30% das despesas de educação
- Limite: 800 euros
Para se conseguir atingir este limite é necessário apresentar despesas de educação no valor de 2.667 euros;
HABITAÇÃO
- Dedução: 15% das despesas da rendas
- Limite: 502 euros
- Dedução: 15% dos juros de créditos à habitação contratados até 31 de dezembro de 2011
- Limite: 296 euros
LARES
- Dedução: 25% das despesas com lares e apoio domiciliário
- Limite: 403,75 euros
DESPESAS GERAIS
- Dedução: 35% das despesas gerais (ex. combustíveis, vestuário, água, luz)
- Limite: 250 euros por contribuinte
Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas. Saber mais aqui.
A validação também pode ser realizada via Portal eFatura. Não se esqueça de indicar a data de início e a data de fim, assim como a situação.
Caso tenham faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente.
De 15 a 31 de março os contribuintes podem apresentar uma reclamação, caso não concordem das deduções à coleta relativas às despesas gerais familiares e ao benefício pela exigência de fatura apurados pela AT.
Tal como acontece todos os anos, os contribuintes têm de realizar algumas ações em períodos específicos. Os principais prazos do IRS referem-se à verificação de faturas no e-fatura, consulta dos valores das deduções apurados pela Autoridade Tributária (AT), reclamação dos valores das deduções, consignação do IRS e IVA, e entrega da declaração de rendimentos (Modelo 3) ou do IRS automático.