Pplware

Rússia aprova lei para condenar quem divulga fake news do Exército

Como temos referido em alguns artigos, em tempos de guerra vale tudo. O mundo tem assistido à brutalidade do exército russo contra a Ucrânia, mas segundo rumores, na própria Rússia, a população poderá ter informações desfasadas do que está a acontecer.

De acordo com informações recentes, a Rússia aprovou uma lei para condenar quem divulga fake news do Exército. A pena de prisão pode ir até aos 15 anos.


Fake News: Pena de prisão pode ir até 15 anos

À medida que se agrava o conflito entre a Rússia e a Ucrânia aumentam também as fake news. Pode não parecer, mas as fake news são também são “armas de guerra” e podem até baralhar todas as estratégias.

Na Rússia, os deputados aprovaram hoje um projeto de lei que prevê até um máximo de 15 anos de prisão para quem divulgar fake news relativamente às ações das Forças Armadas, isto se for um grupo organizado. O objetivo será aparentemente intimidar, até porque não está claro o que a lei define como notícias fake news.

“Se as fake news levarem a consequências sérias, a prisão poderá ser de até 15 anos”, declarou em nota o parlamento russo, que é conhecido como Duma.

Tal decisão acontece após o país bloquear sites de notícias como BBC e Deutsche Welle.

Algumas dicas sobre fake news

Exit mobile version