O Estado tem vindo a digitalizar e a automatizar muitos serviços. A partir de próximo mês o registo de trabalhadores domésticos vai poder ser feito online. Saiba como tudo vai acontecer.
Numa entrevista à Renascença, a ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, revelou que no próximo mês “vai avançar o e-balcão da Segurança Social e, pela primeira vez, vamos ter um espaço online onde qualquer pessoa pode colocar o seu problema para que seja resolvido naquele canal”.
Segundo as informações, além de declarar quem esteja no trabalho doméstico, será possível tirar dúvidas, antecipar o fim das baixas médicas ou subscrever PPR (Plano Poupança Reforma) do Estado.
De relembrar que em maio foi determinada a criminalização do trabalho não declarado. Desde essa altura o registo destes trabalhadores tem aumentado.
A ministra do Trabalho e Segurança Social, relembrou também que “cerca de 700 mil pessoas desde 2015” saíram da situação de pobreza. Além do registo de trabalhadores domésticos, a ministra revelou também que irá ser usada a Inteligência Artificial para fiscalizar falsos recibos verdes.
Leia também…