O Wi-Fi é, há alguns anos, a forma mais simples, rápida e direta para acedermos à Internet, batendo as redes móveis nas velocidades de acesso à Internet. Claro que, com o passar dos anos e o evoluir da tecnologia, esta diferença tem-se esbatido.
Agora, e com base em informações recolhidas de forma distribuída, sabe-se que as redes móveis já começam a bater as velocidades do Wi-Fi em muitos países do planeta.
Ainda não nos habituámos a usar as redes móveis de forma constante e permanente para aceder à Internet no nosso dia a dia. Sempre que possível, e de forma consciente, optamos pelas redes Wi-Fi, por razões económicas e pela melhor velocidade à Internet que nos podem fornecer.
A OpenSignal lanço agora um relatório que mostra que esta realidade está a mudar e cada vez mais as redes móveis estão a bater as redes Wi-Fi na velocidade no acesso à Internet.
De acordo com a OpenSignal, em 33 países da sua fonte de dados (80), as redes 4G são já mais rápidas que as redes Wi-Fi onde os utilizadores acedem. Este valor corresponde já a 33% dos países.
Curiosamente, e ao contrário do que seria esperado, estas diferenças de velocidades encontram-se em países Africanos, Europeus, da América Latina e do Médio Oriente. É normal nestes países haver diferenças de 10Mbps entre o Wi-Fi e as redes móveis.
Não é também surpresa para ninguém que acesso por Wi-Fi tem vantagens em países onde as ligações residenciais são de maior velocidade, tal como acontece em Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e também os EUA.
É interessante ver esta evolução das velocidades das redes móveis, ainda por cima agora que as redes 5G e todas as suas vantagens, principalmente ao nível da velocidade de acesso à Internet, estão prestes a chegar e a conquistar o mercado, em todas as suas vertentes.