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Recebeu um e-mail da Autoridade Tributária? Atenção pode ser fraude

Neste mundo fortemente dominado pelo digital, o que não faltam por aí são esquemas associados a burlas. A Autoridade Tributária tem sido uma das entidades que mais e-mails falsos tem visto a circular e recentemente emitiu mais um alerta.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para o envio de ‘emails’ falsos, cujo objetivo é “convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos ‘links’ sugeridos”.


Autoridade Tributária pede para não carregar nos links da mensagem

Numa informação disponível na sua página na internet, a AT diz ter “conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico nas quais é pedido que se carregue num ‘link’ que é fornecido”.

Estas mensagens “são falsas e devem ser ignoradas”, alerta a AT, afirmando que o objetivo das mesmas “é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos ‘links’ sugeridos”. “Em caso algum deverá efetuar essa operação”, sublinha a AT.

O que é um ataque de Phishing e como validar?

Por norma, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar. Neste caso das finanças o esquema chega via e-mail.

Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:

Como validar se é um email de Phishing?

  1. Para verificar se o email recebido é credível, deverá confirmar se o domínio do remetente da mensagem  a partir do qual recebeu a comunicação é realmente da empresa ou entidade em questão, deverá prestar especial atenção a troca de letras.
  2. Deverá confirmar também se o link para o qual o reencaminham corresponde ao do Website oficial.  Verifique no seu browser, se o endereço/domínio é o mesmo;
  3. Verifique se a ligação utilizada pelo website é segura (https://)
  4. Identifique o estilo de comunicação e se existem erros gramaticais e ortográficos no corpo de email. Um estilo diferente do habitual e a existência de erros poderão ser sinal de que o mesmo não foi, de facto, enviado pela empresa pela qual se fazem passar;
  5. As imagens ou anexos, eventualmente, contidos na comunicação, por norma, são de baixa qualidade, e são cópias/réplicas de menor qualidade face às das empresas oficiais;
  6. Caso tenha dúvidas, contacte a entidade em causa, sem clicar ou ceder dados, via email ou website.

Recomenda-se ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.​

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