Pplware

Portugal: Helicópteros para a Ucrânia não têm licença para operar

Portugal tem estado sempre ao lado da Ucrânia nesta guerra iniciada pela Rússia. De relembrar que o nosso país enviou já blindados M113.

O nosso país vai agora enviar para a Ucrânia seis helicópteros Kamov de combate a incêndios que não têm licença para operar em Portugal. Os helicópteros vão no estado que estão e, segundo a ministra da Defesa, vão dar muito jeito.


Helicópteros vão no estado que estão…

De acordo com a ministra da Defesa, Helena Carreiras, Portugal vai enviar para a Ucrânia os seis helicópteros Kamov de combate a incêndios, atualmente sem licença para operar por serem de origem russa e um dos quais inoperacional, segundo revela a Lusa.

Helena Carreiras vincou que estes seis helicópteros Kamov, que serão “transferidos no estado em que estão”, serão “muitíssimo úteis à Ucrânia e essa cedência foi muito agradecida pelas nossas contrapartes ucranianas”.

A ideia é que a transferência das aeronaves ocorra “o mais rapidamente possível”, adiantou Helena Carreiras.

Portugal também já tinha enviado 14 blindados de lagartas M113 para a Ucrânia. O M113 é uma família de Veículos Blindados de Transporte de Pessoal (VBTP) constituída por vários modelos diferentes de viaturas de lagartas, com capacidade anfíbia limitada, que assentam basicamente no mesmo chassis. Cada modelo diferente surgiu por necessidades observadas ao desempenhar trabalhos específicos. A aparência e equipamento instalado foram adaptados conforme o fim a que se destina.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou a fuga de milhões de pessoas e a morte de milhares de civis, segundo as Nações Unidas, que classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Exit mobile version