Ninguém imaginaria que em plena pandemia por COVID-19 se iniciasse uma guerra! A Rússia decidiu avançar sobre a Ucrânia e os efeitos são devastadores. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e quase 500 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia. A Portugal também deverão chegar alguns refugiados!
Para ajudara o povo ucraniano, o Governo da República Portuguesa lançou a iniciativa Portugal for Ukraine.
O IEFP, IP participa no acolhimento em Portugal de cidadãos da Ucrânia
Portugal for Ukraine é uma iniciativa do Governo da República Portuguesa para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.
Nestas situações de calamidade, também a sociedade civil e designadamente as empresas portuguesas se mobilizam e disponibilizam para acolher e contratar estes cidadãos. Se tem intenção de recrutar cidadãos ucranianos, deverá proceder ao preenchimento do seguinte formulário disponível aqui.
O IEFP, IP participa nos esforços nacionais de acolher em Portugal cidadãos da Ucrânia, o que naturalmente passa pela sua integração social e profissional, pode ler-se na página desta iniciativa.
Nesse sentido, o IEFP, IP fará o mapeamento das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos, dos locais de acolhimento/residência e das ofertas de emprego disponíveis, e entrará em contacto para apresentar candidatos, caso exista ajustamento ao perfil pretendido pela sua empresa. Caso se identifiquem cidadãos ucranianos que possam satisfazer a sua intenção de contratação, a oferta de emprego deve ser formalizada ao IEFP, IP, para que se possa também aceder aos apoios disponíveis.