Pplware

Portugal é o 34º país com melhor Internet do Mundo

Portugal, no panorama mundial, encontra-se numa posição que se pode dizer muito interessante quanto à qualidade da Internet servida aos seus cidadãos.

De acordo com o estudo “State of the Internet”, produzido pela empresa norte-americana de Internet Akamai, Portugal ocupa a 34ª posição no ranking mundial no que toca à velocidade média de Internet. Sabe qual é a velocidade média que foi avaliada no nosso território?

O número de utilizadores de Internet mais do que duplicou do estimado número de 3,2 mil milhões em 2015 e, enquanto a Cisco observou que o número de dispositivos ligados à Internet inicialmente tinha diminuído em relação à população em 2008, agora, a gigante americana já faz uma previsão muito mais optimista, em que cada habitante terá pelo menos 3 dispositivos ligados à rede em 2019. No ano passado, havia sido contabilizado dois dispositivos ligados à Internet per capita e, neste ano de 2015, com a chegada do conceito Internet das Coisas a utilização massiva da rede global está a fazer disparar os números de forma colossal.

 

E Portugal, qual a sua posição no mundo?

Portugal deu um salto neste primeiro trimestre de 2015. O relatório State of the Internet referente ao terceiro trimestre de 2014, apresentado no início deste ano, mostrava que Portugal ocupava a 37º posição nos países pertencentes à EMEA (Europa, Oriente Médio e África), com uma velocidade média de acesso à Internet de 8 Mbps.

Actualmente, essa posição melhorou. Portugal ocupa agora o 34º lugar, com uma velocidade média de acesso à Internet de 9,2 Mbps.

Na Europa, o país com melhor ligação à Internet é a Irlanda, com uma média de acesso de 17,4 Mbps, mas abaixo de Portugal estão países como a Espanha, a Itália ou a França, países financeiramente mais estáveis. Este estudo mostra também que Portugal melhorou 14% em relação ao último trimestre e que melhorou 43% em relação ao ano anterior.

No que toca ao pico médio de velocidade da ligação, Portugal ocupa a 35ª posição com 46,8 Mbps, também um incremento face ao período homologo e ao ano passado, o que mostra um investimento nas nossas redes e no equipamento envolvido.

 

Qualidade da Internet no Brasil e EUA

Há países que ainda têm muito trabalho a desenvolver nesta área da qualidade da Internet. Por exemplo, o Brasil ocupa a posição 89 no ranking mundial, apenas com uma velocidade média de 3,4 Mbps. Já os Estados Unidos ocupam o 9º lugar com uma velocidade média de 11,9 Mbps. Contudo, o país da Google, Apple e IBM é quem lidera o ranking do continente americano, no que toca à velocidade média de ligação à Internet.

Portugal tem uma qualidade de Internet superior a qualquer país da América Latina.

 

Internet de 10 Mbps em Portugal

Ainda relativamente a Portugal, o estudo revela que apenas 31% têm Internet acima dos 10 Mbps e que 80% dos nossos consumidores têm Internet acima de 4 Mbps. Estes valores, não sendo fenomenais, são, contudo, bastante satisfatórios.

 

Países 4K ready

No que diz respeito aos países 4K ready (que oferecem pacotes de dados acima dos 15 Mbps), Portugal ocupa a 27ª posição, com 14% dos seus utilizadores a beneficiar desta velocidade ou superior. O Ranking de países EMEA é liderado pela Suécia que bate a campeã de há alguns anos a Suíça.

 

IPv4 e IPv6

Portugal é citado também noutros parâmetros do estudo. Portugal tem em utilização 3.752.205 endereços públicos IPv4 e um pico médio da velocidade de ligação na ordem dos 46,8 Mbps, o que garante a Portugal a 35ª posição no ranking relativo aos picos na velocidade média de ligação.

No que toca ao IPV6 os países europeus continuaram a dominar, uma vez mais, levando 8 das 10 posições superiores. Bélgica mantém a liderança clara, com um terço das solicitações de conteúdo sendo feitas sobre IPv6 — mais do dobro o percentual da Alemanha que ocupa a segunda posição.

Portugal deu um grande salto neste trimestre com mais de 57% no tráfego IPv6 e entrou para o top 10 mundial, empurrando a Roménia para fora da lista.

Tal como aconteceu no trimestre anterior, os únicos dois países não-europeus entre os top 10 são os Estados Unidos e Perú, sendo que ambos viram melhorias de dois dígitos nos seus resultados, com 14% e 13% das taxas de adopção, respectivamente. Em geral, o aumento do tráfego IPv6 esteve um pouco mais fraco que no quarto trimestre de 2014.

Quem se destacou: Portugal teve o maior salto, seguido da Grécia com crescimento de 24%, enquanto a Bélgica veio a seguir mas com um modesto aumento de 1,7%. Três países no top 10 viram neste trimestre algum declínio, variando de 1,3% na Noruega a 11% na Suíça.

 

Ligações Móveis

Portugal tem feito um grande investimento, embora ainda haja uma fatia grande no interior do país e nas regiões autónomas cuja qualidade deixa muito a desejar. Numa altura que já se fala em tecnologia 5G, muitas são as regiões onde o 3G é de fraca qualidade e quando de facto há 3G, pois muitas das vezes apenas o GPRS e mesmo assim… esporadicamente.

No que diz respeito às ligações móveis,associadas a smartphones, tablets, computadores, etc, Portugal não figura nos gráficos apresentados pelo estudo. Ao nível europeu o Reino Unido e a Dinamarca são os dois únicos países que oferecem conectividade acima dos 10 Mbps. No Reino Unido as taxas de transmissão rondam os 20,4 Mbps e na Dinamarca os 10 Mbps. Na terceira posição está a Suécia com taxas de transmissão móveis médias de 8,9 Mbps. Na última posição está a Hungria com 3,7 Mbps.

Estes são os dados que nos mostram o panorama mundial da qualidade da Internet. Portugal, no comuto geral não está nada mal, tem vindo a crescer dentro deste ranking, tem melhorado a sua oferta dentro de fronteiras e aproxima-se dos melhores, embora ainda está uns furos abaixo do que podia ser o ideal. Não falámos em preços, aqui sim deveria ser um caso complexo em termos de posições neste ranking, pois os tarifários em Portugal ainda não estão ao mesmo nível que muitos outros por este mundo fora com equivalência de qualidade.

Exit mobile version