Tendo em conta o título, esta notícia parece a reedição da notícia sobre a chamada telefónica que levou uma mulher a perder quase 4 mil euros no passado. Mas este caso foi mais grave, pois uma mulher ficou sem 50 mil euros em apenas 20 minutos.
Mulher acabou por ceder os códigos de acesso ao banco
Segundo conta o Khaleej Times, em 20 minutos, uma portuguesa, que se identificou como M.S., ficou sem 50 mil euros que guardava nas poupanças. Do que se sabe, bastou atender uma chamada que a enganou, pensando que teria ganho um prémio.
Uma assistente de bordo portuguesa que trabalha há quatro anos no Dubai diz ter-se sentido “estúpida” por não ter detetado o esquema de burla. Refere o meio de comunicação que a mulher recebeu uma chamada de um número anónimo – que pensou ser a amiga – e atendeu. Mas do outro lado estava um homem que lhe disse que acabara de ganhar 37 mil euros (Dh150,000) devido a uma parceria entre o Emirates NBD (o maior banco do Dubai) e uma casa de câmbio dos Emirados Árabes Unidos, onde tinha estado nesse dia.
Era apenas uma coincidência que se tornou pesadelo, tendo em conta que, logo a seguir, fez todos os passos indicados para receber o prémio. Enquanto “entretinham” a mulher, usando técnicas de engenharia social, a mulher acabou por revelar os códigos de acesso ao homebanking.
Em retrospetiva, apercebi-me de que me estavam a manter ocupada para que eu não consultasse o meu telefone e visse as notificações do banco.
Disse a portuguesa.
De acordo com o que referiu ao jornal Khaleej Times, a sua situação é considerada “negligência grave” e será improvável reaver o dinheiro.