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Portal e-fatura já funciona sem constrangimentos, já validou as faturas?

O dia de ontem ficou marcado pelos constrangimentos no acesso ao portal e-fatura, no dia em que terminava o prazo para validação das faturas. Muitos utilizadores, que deixaram para os últimos momentos esta ação de confirmação dos documentos, reportaram inconsistência no serviço das fianças. Contudo, hoje o portal já funciona.


Portal e-fatura já funciona

Ontem, dia 27 de fevereiro, o portal e-fatura registou quebras na sua página não permitindo que os contribuintes pudessem consultar e atualizar as faturas com NIF nas suas despesas realizadas em 2022.

As dificuldades no acesso podem ter estado relacionadas com a sobrecarga de utilizadores, uma vez que o prazo para validação das faturas terminou precisamente ontem. Segundo informações, o Ministério das Finanças não confirma os constrangimentos, nem adianta se equaciona prolongar o prazo de validação das faturas.

 

Se ainda tiver de fazer esta validação, veja aqui os passos a dar

#1.1 – Validar/inserir as suas faturas no portal e-fatura?

Para proceder à validação das faturas ou inserir novas, deverão aceder ao portal do e-fatura.

Em seguida, no Menu, devem ir a Faturas >Verificar Faturas.

Depois de entrar, no caso das faturas pendentes, é só carregar no Nº da Fatura para ser remetido para uma interface que permitirá a introdução dos dados em falta.

Verifique a informação que está em falta e preencha esses campos. Depois da introdução da informação carregue em Guardar.

Quem tem rendimentos de trabalho independente também tem de informar, até à data referida, se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.

#1.2 – Validação das faturas via App

Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas.

Ao carregar em Classificar Faturas pode indicar se a fatura é relativa ao âmbito da atividade profissional e depois indicar qual a atividade de despesa ou simplesmente indicar a atividade de despesa.

De referir que as apps são gratuitas para Android e iOS.

 

#2) Como atualizar o seu agregado familiar?

Para atualizar o seu agregado familiar deverá aceder ao Portal das Finanças e depois carregar em Aceder na informação relativa ao IRS.

O próximo passo é autenticar-se com os contribuintes que se encontram registados e que fazem parte do seu agregado familiar.

 

Se tiverem mais algum dependente deve carregar em Adicionar Dependente. Esta opção entra-se no fundo da página apresentada.

Depois é só carregar em Seguinte para avançarmos para a informação sobre a Habitação Permanente do Agregado.

Para proceder à confirmação e/ou indicação dos elementos pessoais (que aparecem nessa página), deve efetuar, em sequência, os seguintes passos: Confirmar / Preencher » Seguinte » Submeter.

A informação sobre a vossa habitação pode ser encontrada na Caderneta Predial. Depois do correto preenchimento de todos os parâmetros, basta carregar em Fechar Modo Edição e em seguida carregar em Submeter.

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