O dia de ontem ficou marcado pelos constrangimentos no acesso ao portal e-fatura, no dia em que terminava o prazo para validação das faturas. Muitos utilizadores, que deixaram para os últimos momentos esta ação de confirmação dos documentos, reportaram inconsistência no serviço das fianças. Contudo, hoje o portal já funciona.
Portal e-fatura já funciona
Ontem, dia 27 de fevereiro, o portal e-fatura registou quebras na sua página não permitindo que os contribuintes pudessem consultar e atualizar as faturas com NIF nas suas despesas realizadas em 2022.
As dificuldades no acesso podem ter estado relacionadas com a sobrecarga de utilizadores, uma vez que o prazo para validação das faturas terminou precisamente ontem. Segundo informações, o Ministério das Finanças não confirma os constrangimentos, nem adianta se equaciona prolongar o prazo de validação das faturas.
Se ainda tiver de fazer esta validação, veja aqui os passos a dar
#1.1 – Validar/inserir as suas faturas no portal e-fatura?
Para proceder à validação das faturas ou inserir novas, deverão aceder ao portal do e-fatura.
Verifique a informação que está em falta e preencha esses campos. Depois da introdução da informação carregue em Guardar.
Quem tem rendimentos de trabalho independente também tem de informar, até à data referida, se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.
#1.2 – Validação das faturas via App
Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas.
Ao carregar em Classificar Faturas pode indicar se a fatura é relativa ao âmbito da atividade profissional e depois indicar qual a atividade de despesa ou simplesmente indicar a atividade de despesa.
De referir que as apps são gratuitas para Android e iOS.
#2) Como atualizar o seu agregado familiar?
Para atualizar o seu agregado familiar deverá aceder ao Portal das Finanças e depois carregar em Aceder na informação relativa ao IRS.
O próximo passo é autenticar-se com os contribuintes que se encontram registados e que fazem parte do seu agregado familiar.
Se tiverem mais algum dependente deve carregar em Adicionar Dependente. Esta opção entra-se no fundo da página apresentada.
Depois é só carregar em Seguinte para avançarmos para a informação sobre a Habitação Permanente do Agregado.
Para proceder à confirmação e/ou indicação dos elementos pessoais (que aparecem nessa página), deve efetuar, em sequência, os seguintes passos: Confirmar / Preencher » Seguinte » Submeter.
A informação sobre a vossa habitação pode ser encontrada na Caderneta Predial. Depois do correto preenchimento de todos os parâmetros, basta carregar em Fechar Modo Edição e em seguida carregar em Submeter.