Desde que a emissão de facturas passou a ser obrigatória e se tornou possível a dedução, em sede de IRS, de uma quantidade de despesas que até então não era possível, a papelada nas carteiras dos portugueses aumentou substancialmente.
A quantidade de facturas para organizar pelos consumidores é acompanhada pelos elevados gastos que as empresas têm na sua emissão. Para minimizar estes problemas a Xnfinity desenvolveu o PaperVault.
O PaperVault é um projecto desenvolvido por uma empresa incubada no Parque de Ciências e Tecnologias da Universidade do Porto, a Xnfinity, e disponibiliza um serviço que pretende substituir as facturas e recibos em papel por informação digital, beneficiando os comerciantes e consumidores com a simplificação do serviço de pós-venda.
O serviço é disponibilizado na Internet através do registo do cliente, que tem que ser confirmado com o envio de uma cópia do cartão do cidadão (isto para os consumidores) e é acessível em qualquer computador, smartphone ou tablet.
Para o consumidor, o serviço é totalmente gratuito e permite-lhe o acesso à informação centralizada das suas despesas. As facturas são enviadas directamente pelas empresas que tenham aderido a esta plataforma, podendo o consumidor fazer uma melhor gestão das suas despesas. Esta modalidade é perfeitamente legal, podendo essas facturas ser apresentadas em sede de IRS.
Para as empresas, a utilização desta plataforma terá algum custo, contudo a Xnfinity, fala numa poupança de “cerca de 50% dos custos actuais com o processo em papel”. Além do mais, poderão proporcionar aos clientes uma melhor qualidade de serviço, publicitar os seus produtos no portal, analisar o comportamento dos consumidores com tendências de compra e segmentação de mercado.
A informação sobre as empresas aderentes ao PaperVault encontra-se disponível online, tanto no site, como nas redes sociais. Sendo um produto bastante recente, as empresas aderentes ainda são de número muito reduzido, o que faz com que o consumidor não tire ainda grandes vantagens da utilização deste serviço.
Que lhe parece este serviço? Existindo uma adesão por parte das empresas, considera-se um potencial utilizador?