A integração entre serviços de diferentes marcas tende a ser efémera e a apenas funcionar enquanto estas se conseguem relacionar de forma positiva.
A Microsoft introduziu no seu serviço de email Outlook.com um conjunto de serviços adicionais, que traziam para esta plataforma uma integração com outras fontes. A sua intenção era manter os utilizadores nesse seu serviço de email, dando-lhes tudo o que precisariam.
Mas agora a integração que existia com os serviços de chat externos vai ser terminada. Nas próximas semanas o chat do Facebook e da Google vão deixar de estar disponíveis.
A novidade da remoção destes dois serviços de chat está a ser dada aos utilizadores do Outlook.com através de uma mensagem de email que está a ser enviada.
Nessa mensagem a Microsoft anuncia e esclarece as razões porque vai remover do Outlook.com os serviços de mensagens instantâneas externos e dá a conhecer que apenas vai manter o seu Skype.
As razões apontadas para essa remoção não são totalmente responsabilidade da Microsoft, no caso da Google, e surgem como resultado do abandono do protocolo de mensagens que esta empresa usava na plataforma Google Talk.
Algo que não é referido e que seria do interesse dos utilizadores é a razão pela qual as mensagens instantâneas do Facebook estão também a ser removidas, mas a Microsoft escusou-se de revelar esta razão.
A mudança decorrerá nas próximas duas semanas, mas todos os dados que os utilizadores têm na aplicação Pessoas e nem removerá qualquer ligação aos serviços do Facebook e da Google.
Como oferta fica apenas o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, o Skype, que estará disponível no Outlook.com nos mesmos moldes que actualmente é disponibilizado.
Também na mensagem que está a ser enviada aos utilizadores é detalhado o processo que deve ser seguido para que este serviço possa ser activado e utilizador.
Uma das mais valias que o Outlook.com tinha era agregar numa única interface todos estes diferentes serviços de mensagens instantâneas. A sua eliminação, por parte da Microsoft, vem tirar algum do interesse que o Outlook.com poderia estar a dar aos utilizadores.