Pplware

Onde vivem os mais ricos? Gráfico mostra os países que reúnem mais milionários

Já conhecemos alguns gráficos desenhados por esta plataforma e, agora, mais um, que servirá para satisfazer curiosidades: quais os países com mais milionários?


O Global Wealth Report 2023 da UBS e do Credit Suisse aponta que a riqueza privada total do mundo ascendia a 454,4 biliões de dólares. Contudo, esta riqueza não está distribuída, pertencendo a uma percentagem muito pequena da população mundial.

Para o seu relatório, as duas entidades recorreram aos balanços das famílias cedidos pelo Banco Mundial, à Global Income Inequality Database, inquéritos, dados fiscais e estudos da Forbes.

A agência financeira suíça define os milionários como indivíduos cuja riqueza total (incluindo ativos financeiros e não financeiros, menos a dívida do agregado familiar) é igual ou superior a 1 milhão de dólares.

Tratando-se de um estudo global, as fortunas noutras moedas que não o dólar foram convertidas utilizando “taxas de câmbio suavizadas”, ajustadas em função das diferenças de inflação entre os Estados Unidos da América (EUA) e o país em questão, por forma a obter um resultado tão equivalente quanto possível entre países.

 

Quais os países que reúnem mais milionários?

A Visual Capitalist criou, mais uma vez, um gráfico, ilustrando, de forma simples e muito clara, quais os países com mais milionários entre os seus cidadãos.

Com as últimas informações atualizadas em 2022, existem 59,4 milhões de milionários no mundo, 42% dos quais residem na América do Norte, com 22,7 milhões de milionários nos Estados Unidos e dois milhões no Canadá.

A seguir, em segundo lugar, está a Europa, com 16,3 milhões de europeus a reunir capital suficiente para serem considerados milionários. Aí, França é o país com mais população milionária, com 2,8 milhões, seguida da Alemanha e Reino Unido, empatados com 2,6 milhões.

Na Ásia, dos 16 milhões de milionários, 6,2 milhões estão na China, 2,8 milhões no Japão, 1,3 milhões na Coreia do Sul, e 850 mil na Índia.

Os últimos lugares são ocupados pela América Latina, com 1,2 milhões de milionários, e África, com 360 mil.

 

Leia também:

Exit mobile version