Por estes dias, alguns portugueses começaram a receber uma SMS que informava que o seu contador de eletricidade tinha sido integrado nas Redes Inteligentes.
Alguns leitores questionaram-nos o que significava o seu contador estar integrado nas Redes Inteligentes. Eis a resposta.
Tal como referimos aqui, as redes inteligentes de distribuição de energia elétrica referem-se aos serviços e ferramentas ao dispor dos utilizadores e dos operadores das redes que permitem o acesso a dados de produção e consumo.
Qual a vantagem de ter um contador inteligente?
As funcionalidades das redes inteligentes, através de um contador inteligente, possibilitam fazer leituras à distância (sem recurso a funcionários dos operadores das redes ou do cliente), assim como realizar outras operações à distância como a alteração da potência contratada. Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade poderão vir a beneficiar de serviços como:
- Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
- Faturas sem estimativas: com a comunicação automática de leituras deixa de ser faturado com base em estimativas. Pagará apenas o que consumiu durante o período de faturação
- Operações remotas: permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa
- Despiste de avarias mais eficaz: permite um despiste mais eficaz de avarias e a resolução remota de problemas técnicos
- Maior controlo sobre os seus consumos: regista informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, poderá ser-lhe dada informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes, por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.
Tal como refere a SMS, o seu contador foi integrado nas Redes Inteligentes, o que significa que as leituras passam a ser recolhidas automaticamente. Os serviços para alteração de potência e ciclo, ligar ou desligar a instalação, também podem ser acionados remotamente.
As redes inteligentes transportam também consigo melhorias na qualidade do serviço prestado, onde a transparência, rapidez e conforto são as palavras-chave:
- Cálculo de consumos mensais, com base em leituras reais;
- Alteração de potência contratada, desligação, alteração de ciclo, executadas remotamente;
- Comunicação personalizada através de mensagens recebidas no dispositivo inteligente em casa do consumidor;
- Monitorização eficiente via web (Diagrama de Cargas) – análise gráfica de consumos, simulação e consulta do ciclo horário para seleção do período mais aconselhado para consumir, adaptação da potência contratada ao consumo real;
- Associação dos equipamentos inteligentes a dispositivos locais (PCs, PDA, displays) através de uma rede HAN (Home Area Network) para consulta de dados de consumo;
- Configuração de avisos automáticos (carta, email, SMS, dispositivos locais) para uma maior racionalização dos consumos.
A rede inteligente de energia faz de Portugal um país mais eficiente e sustentável, pela otimização dos sistemas de energia, pela redução das emissões de CO2 e pela menor utilização de recursos fósseis.
A rede inteligente tem inúmeros sensores instalados ao longo da sua extensão. Isso permite controlar ao instante o estado de toda a rede, balancear cargas e prevenir avarias antes que elas aconteçam.
Um contador inteligente é um dispositivo inteligente de gestão de energia elétrica, integrado numa infraestrutura tecnológica, que, para além de medir o consumo de eletricidade, permite o tratamento e disponibilização de dados e o apoio ao fornecimento de serviços, através da comunicação remota.