A nPerf disponibiliza aos utilizadores, de forma gratuita, um teste de velocidade de Internet, que pode ser acedido a partir daqui.
Recentemente foram disponibilizados os resultados relativamente à Internet fixa em Portugal no ano de 2018, tendo a operadora Vodafone alcançado os melhores resultados.
A Vodafone forneceu os melhores serviços de Internet fixos em 2018. O teste foi feito com o nPerf , tendo sido registados valores dos utilizadores desde 1º de janeiro de 2018 até 31 de dezembro de 2018. No total foram contabilizados 326 952 testes realizados via a ferramenta de avaliação da velocidade de acesso à Internet.
De acordo com o gráfico seguinte, é possível perceber que a Vodafone foi a que alcançou os melhores resultados ao nível da Internet fixa em Portugal. Na segunda posição ficou a operadora MEO seguida da NOS.
A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de download aos seus assinantes em 2018 (77,46 Mbps). Em 2018, a velocidade média de download em Portugal foi de 68 Mbps. De referir ainda que as velocidades de download aumentaram em média 25% num ano.
A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de upload em 2018 (56,75 Mbps). De referir que a velocidade média de upload em Portugal, no ano de 2018, foi de 36 Mbps. As velocidades de upload aumentaram em média 27% em um ano.
Além da Vodafone, destaque também para a Nowo que proporcionou, em média, o melhor tempo de resposta (latência) aos seus clientes em 2018 (26,78 ms).
No geral, a Vodafone ganhou no teste da velocidade de download e upload tendo assim sido considerada a operadora nº1 para o nPerf ao nível da Internet fixa. Destaque para a Nowo que garante a menor latência nas comunicações.
Para quem quiser aceder ao relatório completo pode fazê-lo aqui.
Este teste pode ser realizado por qualquer pessoa por forma a medir a qualidade e velocidade da sua ligação à Internet. A amostra do estudo do barómetro é, assim, relativa ao conjunto de utilizadores da nPerf. O teste de velocidade nPerf tem como objetivo medir a capacidade máxima da ligação de dados, tanto em termos de velocidade como de latência.
Para garantir aos utilizadores a máxima largura de banda em todos os momentos, a atividade da nPerf assenta numa rede de servidores dedicados a esta tarefa. Os resultados obtidos são objeto de controlos automáticos e manuais de forma a evitar quaisquer duplicações e descartar eventuais usos abusivos ou fraudulentos.