O Netflix está a chegar a Portugal. Será já em Outubro que um dos mais famosos e mais usados serviços de TV pela Internet vai chegar ao nosso país. Para conhecer um pouco melhor este serviço e o que os portugueses podem esperar dele o Pplware esteve à conversa com um dos seus responsáveis.
Trazemos agora informação exclusiva sobre o que é o Netflix, o que trará de novidade e os preços do serviço que promete ser a próxima revolução na televisão.
A conversa do Pplware com a Netflix decorreu durante um dos vários dias da IFA e durante algum tempo tivemos a possibilidade de trocar algumas ideias com Neil Hunt, director de produtos do Netflix, sobre a chegada deste novo serviço de TV ao nosso país.
Será já em Outubro deste ano que vamos poder, finalmente, ter acesso ao mais conhecido e usado serviço de streaming de televisão da Internet.
O Netflix
Este é o serviço de streaming de TV mais conhecido que existe na Internet. Utilizando uma smartTV ou um qualquer computador, podemos aceder a centenas de filmes e de séries, em qualquer lugar ou a qualquer momento. O controlo dos conteúdos que podemos ver é feito pelo utilizador, podendo estes serem vistos ao ritmo que queremos. É aqui que o Netflix se distingue do normal serviço de TV, em que os utilizadores estão sujeitos ao que os canais querem apresentar.
Outro ponto de destaque do Netflix é a qualidade da transmissão, que mais uma vez pode ser controlado pelos utilizadores, mas que pode ir desde o mais básico SD até ao cada vez mais usado Ultra HD… ou 4K.
Quanto aos conteúdos, bom chegam após acordos que o Netflix celebra com várias produtoras de renome, onde estão incluídas as séries que os portuguesas anseiam. Não é esperado que algum dia forneça serviços para além da TV, deixando de fora o mercado do streaming de música e também não esperam fornecer conteúdos de desporto ou notícias.
A chegada a Portugal e ao resto da Europa
Portugal será um dos primeiros países da Europa a ter acesso ao Netflix. A chegada ao nosso mercado mostra que o Netflix está atento ao nosso consumo e que somos interessantes para a empresa se lançar em novos mercados. A chegada a Portugal será em Outubro, ficando o serviço disponível de imediato para todos os que o quiserem usar.
Os conteúdos que vão ser disponibilizados são os mesmos que qualquer utilizador de outro país vai ter acesso, devidamente legendado. A interface do serviço será também em português e preparada para os utilizadores de todas a idades.
O maior desafio que o Netflix se prepara para encontrar em Portugal está associado aos conteúdos. Se a maioria das séries e dos filmes são conhecidas de muitos portugueses, algumas podem ser dirigidas a públicos alvo diferentes. Apesar de não se esperar para um futuro imediato, o Netflix não descarta a produção de conteúdos dedicados ao nosso país.
Para os que se preocupam com os conteúdos em qualidade HD ou superior, a Netflix tem uma boa novidade. Estes vão estar disponíveis desde o primeiro dia.
Preços e pacotes
Os preços que o Netflix vai praticar em Portugal estão alinhados com os que vão ser usados para comercializar o serviço nos restantes países da Europa.
Vão existir três pacotes que os utilizadores vão poder subscrever, mas que dão acesso aos mesmos conteúdos. A diferenciação será feita na qualidade do streaming e no número de dispositivos que vão poder ser usados em simultâneo.
Pacote | Qualidade | Dispositivos | Preço |
Base | SD | 1 dispositivo | 7,99 euros |
Comum | HD | 2 dispositivos | 8,99 euros |
High | HD | 4 dispositivos | 11,99 euros |
Uma das facilidades que o Netflix tem é que os utilizadores podem, a qualquer momento, cancelar a sua subscrição ficando esta efectivamente terminada no primeiro dia do mês seguinte, sem qualquer necessidade de intervenção do utilizador.
Para poder usar o Netflix os utilizadores precisam de ter no mínimo uma ligação de 1.5 Megabits, para o streaming em SD. Caso queiram ter acesso aos conteúdos em 4K então precisam de ter uma ligação com um mínimo de 5 Megabits.
O sistema é adaptativo e caso não tenham a largura de banda suficiente em todos os momentos, o Netflix trata de gerir os conteúdos e a sua qualidade.
Parcerias
O Netflix está a procurar parcerias nos países em que se está agora a implementar, para que possa dar algumas facilidades aos seus utilizadores.
A primeira que está já estabelecida em Portugal e também noutros países, é com a Vodafone. Esta parceria irá trazer a aplicação do Netflix directamente para a box TV da Vodafone, garantindo acesso imediato aos clientes, sem a necessidade de uma smartTV ou outro dispositivo.
Plataformas
A versatilidade do Netflix permite-lhe estar disponível em mais de 400 plataformas, desde a mais óbvia TV, até ao smartphone. Pode ser usada nas mais recentes consolas, tablets, Apple TV ou até no Chromecast da Google. Se mesmo assim não tiver uma destas plataformas, existe sempre a possibilidade do Netflix ser visto directamente num qualquer computador, pelo browser.
Com uma ligação à Internet os utilizadores têm acesso imediato ao Netflix, bastando configurar os seus dispositivos e escolher qual o filme ou série que querem ver.
Desafios
O Netflix é um serviço que está sempre a procurar melhorar e a tentar oferecer inovação aos seus utilizadores. Apenas desta forma conseguem qualidade de serviço e isso oferece melhor televisão. Para isso a sua equipa de investigadores procura constantemente criar as melhoradas formas de transmitir os streamings pela Internet, optimizando a largura de banda necessária.
A investigação é sempre no desafio de criar um serviço optimizado para o hardware existente e para as novas tecnologias, como por exemplo o 4k e é também o ir mais longe no que toca à interface que o utilizador vai usar. Quanto mais simples e atractiva melhor é para o utilizador.
As expectativas do Netflix para o nosso país são altas e quer manter no nosso país o grau de sucesso que tem tido noutros mercados. Assim, os preços revelam alguma cuidado, o Netflix baseia-se em pacotes que os utilizadores podem rapidamente alterar.
O Netflix tem tudo para vingar no nosso país, em que cada vez mais o modelo tradicional de televisão está a desaparecer. As maiores operadoras já se adaptaram com algumas ofertas, mas nunca com o modelo que o Netflix apresenta.
Será em Outubro deste ano que a nossa televisão irá sofrer uma revolução, mas para melhor. Com o Netflix finalmente teremos acesso em primeira mão às séries mais procuradas e num modelo de visualização em que temos o controlo da forma e do momento em que as vamos ver.