Pplware

Utiliza o navegador Google Chrome? Prepare-se para dizer adeus à lentidão

O navegador ou browser mais popular da atualidade, o Google Chrome, tem já cerca de 70% de quota de mercado. Contudo, este portal para a Internet quer continuar a melhorar e a reforçar o seu já vasto leque de funções e ferramentas disponíveis para o utilizador final.

Nesse sentido, muito em breve poderemos ter um novo modo, apelidado de “never slow” ou sem lentidão, numa tradução liberal para português. Algo que, de acordo com a imprensa internacional, deverá melhorar consideravelmente a sua experiência de navegação na world wide web.


O Google Chrome é o navegador ou browser mais popular em todas as plataformas, desde os nossos dispositivos móveis às nossas estações de trabalho. Com uma posição claramente dominante, a empresa dedica-se agora ao desenvolvimento de novas ferramentas. Tudo para evitar frustrações na experiência do utilizador.

O browser Google Chrome receberá o modo “Never Slow”

Estando sempre atenta aos possíveis bugs ou erros, a norte-americana Google estará a criar todo um novo modo de navegação. Mais concretamente e de acordo com o portal XDA Developers, para que o navegador seja mais estável e consistente, a empresa está a preparar o modo “never slow mode”.

Um novo modo criado com o intuito de evitar que o utilizador se depare com lentidão sistémica. Com qualquer tipo de frustração causada pela utilização do seu browser. Entretanto, a Google continua a tornar o seu navegador mais fiável e estável em todas as plataformas.

Algo que lhe tem valido a preferência dos utilizadores. Seja pela sua irrepreensível sincronização entre várias aplicações, contas, bem como serviços e plataformas. Aliás, poderíamos salientar ainda o constante esforço da empresa em tornar este navegador mais comedido no consumo de dados. Tudo isto enquanto se revela ágil em virtualmente todo o tipo de sítios da Internet.

No que consiste este novo modo para o navegador?

Ainda em desenvolvimento mas, de acordo com a publicação no Chromium Gerrit, teremos uma única prioridade, a velocidade! Nesse sentido, teremos limites para tempos de carregamento, teremos quotas máximas para o tamanho das imagens. Aliás, até mesmo para os caracteres demasiado pesados ao olhos do novo modo.

Continuando a aprofundar a investigação, teremos também limitadores para grandes scripts, sendo a tónica colocada na limitação dos grandes conteúdos. Sejam eles imagens, códigos (scripts) ou até mesmo os caracteres e tipos de letra que possam abrandar o carregamento da página, tudo isso encontrará restrições.

Aliás, de acordo com a própria publicação, podemos ver uma sucinta explicação do novo modo “never slow“. “Permite um novo modo de navegação, experimental, que restringe o carregamento de conteúdos bem como o consumo de recursos. O objetivo passa por garantir uma experiência de navegação sempre rápida e constante. A título de exemplo, o navegador só permitirá a execução de scripts que demorem menos de 200 milissegundos a carregar”. Para tal contribuirão algumas variáveis como:

O que é que isto fará ao seu browser?

Limitando o tempo de carregamento de determinados conteúdos, o utilizador usufruirá de uma experiência mais rápida e consistente. Contudo, devemos advertir que esta função está ainda em fase experimental e, por conseguinte, estes valores ou limites poderão sofrer ajustes.

Entretanto, este modo ficará disponível como funcionalidade experimental, não acessível ao grande público, tal como a Google já nos habituou com este topo de novas funcionalidades. Somente quando esta se encontrar estável o suficiente é que poderá, eventualmente, integrar uma das próximas versões públicas do navegador Google Chrome.

Por fim, ainda não temos uma previsão de chegada desta função à próxima versão estável do navegador que, por sua vez, poderá ser disponibilizada durante o mês de março.

Exit mobile version