Os códigos QR vieram para ficar! Em tempos, numa deslocação a Espanha, achei interessante ver numa feira municipal uma barraca onde se vendiam pulseiras e outras bugigangas, um cartaz com um código QR para as pessoas consultarem o site.
No entanto, os códigos QR são hoje usados em cartões de visitas, publicidades indoor e outdoor, etc.
E se for necessário alterar o url associado a um determinado código QR?
O QR Code é a evolução natural dos actuais códigos de barras. Este código de barras bi-dimensional, foi criado pela empresa Nipónica Denso-Wave, em 1994. Devido ao sucesso desta “tecnologia”, muitas empresas estão a inserir nas suas publicidades códigos QR que “levam” os utilizadores normalmente às páginas dos produtos em questão. E se o URL associado ao código QR mudar, é necessário fazer novo investimento?
Até à relativamente pouco tempo, tal alteração não era possível de ser efectuada. Recentemente, com o aparecimento do serviço online mycod.es é possível criar facilmente códigos QR, associar um URL e posteriormente alterar esse mesmo URL.
Principais características do serviço mycod.es
- Fácil criar códigos QR e associar URLS
- Suporte para estatísticas
- Suporte para notificações, através do site online
- Reaproveitamento do código QR
Depois de aceder ao serviço, basta indicar o URL e uma pequena designação. Depois basta carregar no botão Add, e o código QR é automaticamente criado.
O conceito associado a este serviço é bastante interessante. É pena não ser possível mais scans por cada código QR criado na versão gratuita.
É hora de darem asas a vossa imaginação e arranjarem uma ideia genial para colocar um código QR.
Artigos relacionados
- Bit.ly e os códigos QR
- Google aposta nos códigos QR
- Symbian – BeeTagg QR, o Código de Barras do Futuro