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Momo Challenge – o desafio mortal e cada vez mais popular no WhatsApp

O Momo Challenge está de volta e os pais têm sérios motivos para estarem preocupados. Em primeiro lugar, o Momo é esta escultura que podemos observar em seguida, tendo origem no Japão e no seu vastíssimo folclore e lendas urbanas. Contudo, esta mesma escultura está a ser utilizada para a incitação ao suicídio. Em seguida vamos perceber em que consiste o mais recente desafio viral que começou como corrente no WhatsApp.

O alerta é sério. Se vir esta imagem no smartphone ou computador do seu filho, tome imediatamente precauções!


Carateriza-se pelas chamadas fora de horas, por vezes durante a madrugada. Presente em vários vídeos arrepiantes, partilhados na plataforma YouTube e no WhatsApp. Assim que estabelecem contacto e conseguem a atenção do utilizador, começam as mensagens de apologia ao suicídio. Entretanto, já houve uma morte.

O Momo Challenge já vitimou uma criança de 12 anos

A ocorrência teve lugar em Buenos Aires, Argentina e já está a ser investigada. Neste momento, as autoridades acreditam que a criança de 12 anos tenha sido incentivada a tirar a sua própria vida. O método escolhido foi o enforcamento numa árvore, segundo consta, para completar o Momo Challenge.

Não é apenas mais uma brincadeira da Internet. É uma séria tentativa de fazer mal aos seus filhos e, para tal, utilizam métodos horripilantes. Explorando os hábitos das suas potenciais vítimas, o Momo Challenge espalha-se dentro de vídeos do YouTube e através do WhatsApp. Assim, o smartphone ou computador do seu filho, ou filha pode ser uma ameaça.

As autoridades locais, na Argentina, lançaram o alerta. O fenómeno já se havia registado durante o verão de 2018 e agora parece ter ressurgido. Este mesmo desafio foi frisado por algumas celebridades como Kim Kardashian , entre várias outras, aqui de acordo com o relato da publicação Business Insider.

Após o desafio da Baleia Azul, chegou o Momo Challenge

Certamente ainda não se terá esquecido do igualmente perigoso desafio da Baleia Azul, um caso que também chegou a Portugal. Contudo, o novo desafio Momo Challenge está a propagar-se de uma forma mais nefasta, por isso, torna-se bem mais perigoso. Desde 2013, 130 mortes foram associadas ao desafio da Baleia Azul.

As crianças estão mais expostas do que nunca a novas correntes e desafios viralizados pelas redes sociais. Por conseguinte, fixe o aspeto desta estátua, um projeto artístico que nasceu, como tantos outros, com fins perfeitamente inócuos. Todavia, está a ser aproveitado para propagar o medo e apologia ao suicídio.

A escultura “Mãe pássaro”, é um clássico caso de um objeto deturpado e utilizado por mentes mal intencionadas. Autênticos predadores na Internet cujo único objetivo é conseguir a atenção do seu filho(a) e levá-lo a fazer o impensável. O método é simples, uma série de desafios.

A propagação no YouTube e WhatsApp

Utilizando esta escultura, o novo desafio está a viralizar-se no WhatsApp, YouTube e também já há relatos de que tenha chegado ao Minecraft. Ainda que seja infrutífero tentar isolar o seu país de origem, as suspeitas recaem na Rússia. Contudo, rapidamente se espalhou pelo Brasil, Japão, Colômbia, México, entre outros.

Assim, um pouco por todos estes países as autoridades locais estão a lançar alertas aos pais. Estes, por vezes alheios para o perigo que podem representar os dispositivos móveis, estão longe de imaginar que tal desafio pudesse vitimar a sua criança. Infelizmente, é esse um dos objetivos do Momo Challenge, mas há mais…

Até mesmo para um adulto, o teor destes vídeos pode ser perturbante, no mínimo. Este é apenas um dos exemplos que está a circular nas redes sociais como o Twitter, sendo especialmente veiculado através do WhatsApp. Aí, tenta contactar com qualquer potencial vítima e, após estabelecer contacto, pode surgir vários cursos de ação.

Como funciona o desafio Momo Challenge

Alguns relatos mencionam a apresentação de mensagens violentas ou ameaçadoras. Outros descrevem as tentativas de roubo de dados pessoais (phishing). As chamadas durante a madrugada, às 3:33h da manhã também são comuns, sendo a hora bastante específica, visando aqui acordar e assustar as crianças. Por fim, há ainda quem descreve o envio de vírus, arquivos infectados e o comum malware.

O método originário, e mais comum, é a sua propagação através do WhatsApp. Aí, tudo começa com uma tentativa de contacto de um número originário do Japão (indicativo +81). Uma mensagem aleatória que tenta chamar a atenção de qualquer incauto.

Caso este responda, começa o desafio. Cativando o interesse da pessoa visada através da pura curiosidade, medo ou intimação, quando este menos se apercebe, está a cair nas malhas da mais recente ameaça propagada pela Internet. O visado será então gradualmente desafiado a colocar a sua vida em risco.

A inversão do desafio pelo YouTube

Contudo, à medida que este desafio foi recebendo mais atenção, há quem tenha tentado contactar deliberadamente a Momo. Aqui de acordo com o relato do DailyMail, há já vários relatos de pais que viram as suas crianças a ver vídeos no YouTube que tentavam fazer isto mesmo, desafiar o perigo.

Sendo um dos mais recentes desafios na Internet, no YouTube surgiram vários vídeos de pessoas a tentarem contactar a Momo. Algo que poderia ser perfeitamente inofensivo, caraterizando-se como entretenimento, não estivesse, contudo, a dar publicidade a este perigoso desafio.

Entretanto, o YouTube já fez saber que vai remover, ou desmonetizar qualquer vídeo que aborde o assunto. A comunicação foi feita, entre outros meios, através da sua conta oficial no Facebook. Aí, a plataforma de vídeos da Google aconselha todo e qualquer utilizador a denunciar este tipo de conteúdo. Essencialmente, qualquer vídeo que promova o desafio Momo Challenge.

O YouTube aponta ainda que este tipo de conteúdos viola claramente as suas regras de conduta, numa mensagem bastante assertiva e ciente da crescente responsabilidade que representa para a sociedade. Assim sendo, caso veja algum vídeo a sugerir ou promover este desafio, denuncie-o imediatamente.

O que mais pode ser dito?

O Momo tem a sua origem na supracitada escultura japonesa. Assim, rapidamente se espalhou o boato de que o seu contacto (número telefónico) estava assombrado. Algo que ajuda a aumentar a curiosidade e o temor do público perante o desafio em si. Obviamente, tal não passa de um mito para aumentar a sua popularidade.

Criada por Keisuke Aisawa, a escultura esteve em exposição no museu Vanilla Gallery, em Tóquio, no ano de 2016, tal como aponta o Magg. A mesma apresenta algumas semelhanças com vários outros personagens do submundo japonês, sobretudo do seu vasto folclore.

Lendas como o teke-teke ou a Kuchisake-onna continuam a cativar novas gerações, estando fortemente enraizadas na cultura nipónica. Infelizmente, algumas sendo aproveitadas para este nefasto propósito.


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