Pplware

Mais de metade da população mundial estará ligada à Internet até o fim do ano

A Internet é hoje um dado adquirido para a maioria das pessoas, sendo simples e rápido o seu acesso na maioria dos casos. Mas, se isto é uma verdade na maioria das regiões do planeta, ainda existe muita gente que não o consegue.

Um estudo da ONU vem agora revelar que, até ao final do ano, mais da metade da população mundial estará ligada à Internet, continuando a onda de crescimento.


A informação agora partilhada vem da ITU, a agência das Organizações das Nações Unidas focada nas tecnologias da informação e comunicações, e dá conta de que até ao final de 2018 cerca de 3,9 mil milhões de pessoas vão estar ligadas à Internet.

Este número, apesar de muito elevado, representa apenas 51% da população mundial, revelando assim que o acesso à Internet está a crescer, mesmo sendo ainda só metade do que poderá ser.

Os 51% que agora são apresentados são um crescimento face aos valores que este estudo tinha apresentado antes. No ano passado, o mesmo estudo desta agência estimou que cerca de 48% da população mundial estava já ligada à Internet.

Segundo o relatório, o acesso à Internet tem aumentando de forma gradativa e constante em todo o mundo desde 2001. Nos países desenvolvidos, houve um aumento de 51,3% de cidadãos com acesso à Internet em 2005 para 80,9% em 2018. Já nos países em desenvolvimento, a inclusão digital passou de 7,7% para 45,3% nesse mesmo período.

A adesão à Internet móvel, especialmente nas áreas do Pacífico e da África subsaariana, teve excelente crescimento. De acordo com o relatório da ITU, atualmente há mais planos móveis do que pessoas no mundo. Além disso, o estudo relata que 96% dos locais povoados do mundo possuem redes móveis e 90% contam com velocidades 3G ou superiores.

Estes dados mostram também a diferença que existe entre as áreas desenvolvidas e as excluídas do nosso planeta, revelando que o (essencial) acesso à Internet não está democratizado, mesmo estando a crescer de ano para ano.

|Fonte

Exit mobile version