Pplware

MEO ganha nos acessos móveis e NOS no tráfego de Internet em BLM

O tráfego de voz móvel e de acesso à Internet em banda larga móvel regista aumento no primeiro trimestre de 2021. De acordo com a ANACOM, o tráfego de voz móvel em minutos aumentou 14,0% face ao primeiro trimestre de 2020.

A evolução ocorrida no tráfego de voz em minutos foi influenciada pela COVID-19, estimando-se que o tráfego médio por acesso móvel tenha crescido 13,1% no 1.º trimestre.


Cada utilizador de Banda Larga Móvel gastou, em média, 5,1 GB de Internet/mês

Segundo a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), o número de minutos de conversação por acesso de voz móvel foi, em média, de 255 por mês, mais 32 minutos (+14,5%) que em igual período do ano anterior.

O número de utilizadores efetivos do serviço móvel de acesso à Internet fixou-se em 7,9 milhões, menos 2,4% que em igual período do ano anterior.

O número de utilizadores do serviço de acesso à Internet através de PC/tablet/pen/router aumentou 6,8%, crescimento que poderá estar associado ao Programa Escola Digital, lançado em setembro de 2020.

O tráfego de acesso à Internet em banda larga móvel (BLM) aumentou 16,5% face ao 1.º trimestre de 2020, crescimento explicado pelo aumento da intensidade de utilização do serviço.

O tráfego médio mensal por utilizador ativo de Internet móvel aumentou 18,3% face ao período homólogo. Cada utilizador de BLM consumiu, em média, 5,1 GB por mês. O tráfego médio mensal gerado através de PC/tablet/pen/router atingiu os 26,5 GB, mais 43,3%, para o que terá contribuído a pandemia.

A MEO foi o prestador com a quota mais elevada de acessos móveis ativos com utilização efetiva (40,6%), seguida da Vodafone (30,0%), da NOS (26,5%) e da NOWO (1,8%).

A NOS detém a quota mais elevada de tráfego de Internet em BLM (46,1%), seguida da MEO e da Vodafone (27,4% e 26,1%, respetivamente). Face ao mesmo período do ano anterior, a quota da NOS aumentou 0,6 p.p. A quota da Vodafone diminuiu 0,5 p.p. enquanto que a quota da MEO permaneceu inalterada.

Exit mobile version