O Livro de Reclamações Eletrónico entrou em vigor a 1 de julho de 2017. Além de ter a possibilidade de fazer reclamações, pode ainda solicitar informação sobre as questões relacionadas com os serviços públicos essenciais (eletricidade, gás natural, água e resíduos, comunicações eletrónicas e serviços postais).
Segundo dados, desde que foi lançado o Livro de reclamações digital já recebeu 80 061 reclamações e recentemente passou a permitir deixar elogios e sugestões.
O Livro de Reclamações em formato eletrónico constitui uma medida do programa “SIMPLEX + 2016” e envolve a Direção-Geral do Consumidor e as entidades reguladoras dos diversos setores.
Livro de reclamações: Faça elogios e deixe sugestões
Desde o início deste ano, esta plataforma online passou a permitir deixar elogios e sugestões. Para tal basta que escolha a opção Elogio/Sugestão.
Em seguida indiquem um endereço de e-mail válido e carreguem em Submeter.
Em seguida o sistema irá envia um e-mail onde estará um link para submeter o seu elogio / sugestão. Preencham os dados solicitados relativos ao utilizador ou autentiquem-se usando a chave móvel digital ou cartão de cidadão para que esses dados sejam obtidos automaticamente.
Em seguida, indiquem o fornecedor que querem elogiar, escolham se vão realizar um elogio ou uma sugestão e depois escrevam uma descrição relativa ao elogio ou sugestão. Por fim basta submeter e está feito.
Em dezembro 2018 foi também integrado o setor dos transportes aéreos, através da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Se tem reclamações ou elogios para fazer “abra” já o livro de reclamações eletrónico.