Hoje é o último dia de campanha eleitoral. Ao contrário de outros tempos, onde se fazia o “porta a porta”, com a internet é tudo diferente.
A Google partilhou hoje um conjunto de resultados muito interessantes sobre o que andaram os portugueses a pesquisar no âmbito das eleições. Curioso? Ora veja…
Perguntas dos portugueses sobre eleições…
No próximo domingo, os portugueses vão ser chamados às urnas para escolherem os deputados da assembleia da república e de onde sairá também o próximo primeiro-ministro.
Após múltiplos debates que captaram a atenção dos portugueses, a campanha eleitoral entra na reta final e os candidatos apresentam as últimas propostas para captar o voto dos portugueses. Além da televisão, debates, a imprensa e outros suportes, foi também ao Google que os portugueses recorreram para aceder a mais informação, comparar propostas e encontrar as respostas para as suas perguntas ou dúvidas sobre as eleições.
Através do Google Trends consegue-se perceber o que mais despertou o interesse dos portugueses, seja a nível de país ou por região. O levantamento foi feito no dia 26.
Perguntas mais pesquisadas sobre as eleições (de 19 a 26 de janeiro)
- O que são eleições legislativas?
- O que cada partido defende em 2022?
- Chega, o que defende?
- O que são partidos políticos?
- Como funcionam as eleições legislativas?
- Como se forma um governo?
- Como saber o círculo eleitoral?
- PSD, o que defende?
Perguntas mais pesquisadas sobre votar (de 19 a 26 de janeiro)
- Onde votar?
- Como saber onde votar?
- Em quem votar 2022?
- Como saber em quem votar?
- Como antecipar o voto?
- Quando é o voto antecipado?
- O que é voto antecipado em mobilidade?
- Como funciona o voto antecipado?
Na lista de perguntas sobre votar, também surgiram perguntas como “o que acontece se ninguém votar em Portugal?” e “o que é preciso para votar pela primeira vez?”.
Temas da agenda política mais pesquisados (de 19 a 26 de janeiro)
- COVID-19
- Vacinas
- Saúde
- Pobreza
- Educação
- Habitação
- Impostos
- Meio ambiente
Distribuição de interesse em cada partido político (de 19 a 26 de janeiro)
- Iniciativa Liberal (26%
- Chega! (22%)
- Partido Social Democrata (11%)
- Partido Socialista (10%)
- CDS – Partido Popular (10%)
- Bloco de Esquerda (8%)
- Coligação Democrática Unitária (6%)
- LIVRE (4%)
- Pessoas–Animais–Natureza (3%)
No Google Trends é possível inclusivamente ir ao detalhe e perceber a distribuição do interesse por região em cada um dos partidos e ver que, por exemplo, o interesse pelo Iniciativa Liberal é maior nas franjas do litoral ou próximas do litoral do que no interior.
Animação com a distribuição de interesse em cada partido político (de 12 a 26 de janeiro)
Pode ver a animação do gráfico seguinte aqui.
Aseleições legislativas portuguesas de 2022(também designadas eleições para a Assembleia da República) realizar-se-ão a 30 de janeiro de 2022 e constituirão a XV Legislatura da Assembleia da República.
Em 27 de outubro de 2021, a proposta do XXII Governo Constitucional de Orçamento de Estado para 2022 foi chumbada na Assembleia da República. A proposta teve o voto a favor do Partido Socialista (PS), a abstenção do Pessoas–Animais–Natureza (PAN) e das duas deputadas não inscritas, e o voto contra de todos os restantes partidos com representação parlamentar à esquerda, do Partido Comunista Português (PCP), Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), Bloco de Esquerda (BE), e à direita, do Partido Social Democrata (PSD), CDS – Partido Popular (CDS–PP), Iniciativa Liberal (IL), e Chega (CH).
Leia também…